TRABALHANDO COM RÓTULOS E EMBALAGENS: UMA EXPERIÊNCIA QUE UNE LINGUAGEM E MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26516 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 779 "titulo" => "TRABALHANDO COM RÓTULOS E EMBALAGENS: UMA EXPERIÊNCIA QUE UNE LINGUAGEM E MATEMÁTICA" "resumo" => "Resumo: O ensino da Matemática tem sido alvo de muitas pesquisas que analisam sua eficácia e apontam essa área do conhecimento como sendo uma das que mais tem contribuído para o fracasso dos alunos. A Matemática ainda é vista como uma disciplina que tem um caráter punitivo. Seu aprendizado é para poucos, os que são privilegiados e tem facilidade em apreender seus conceitos. Apesar de nos últimos anos termos vivenciado diversas mudanças no modo como se concebe o ensino, não só da Matemática, mas das demais áreas do conhecimento, ainda presenciamos professores inseguros no que tange a execução de aulas mais criativas e contextualizadas que permeiam a discussão e análise de resultados. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo relatar a vivência de uma sequencia didática realizada numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental a partir da exploração de Rótulos e Embalagens, que vislumbrou, entre outras coisas, trabalhar de forma contextualizada e interdisciplinar, conteúdos de linguagem e matemática numa sequencia que possibilitou aos alunos, manuseio, reflexão, análise e construção de conceitos. Para a realização deste trabalho buscamos respaldo teórico em autores como: DINIZ (2012), BRASIL (2001), BRASIL (2014), SILVA (2012) entre outros. A realização dessa experiência nos possibilitou perceber que a partir de materiais simples é possível propor atividades que levem os alunos a pensarem sobre o que estão fazendo, realizando análises e reflexões acerca do conteúdo em estudo. Concluímos ainda que o trabalho com sequencia didática interdisciplinar contribui de forma significativa para o desenvolvimento de algumas habilidades dos alunos, além de fugir das aulas de matemáticas tradicionais com foco em cálculos e resultados fechados que não permitem discussões." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "ENSINO, SEQUENCIA DIDÁTICA, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA3_ID779_30102016212958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARICELIA DO CARMO ROBERTO ROBERTO" "autor_nome_curto" => "MARICELIA" "autor_email" => "mariceliaroberto@bol.com." "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇAÕ DE CATURITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26516 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 779 "titulo" => "TRABALHANDO COM RÓTULOS E EMBALAGENS: UMA EXPERIÊNCIA QUE UNE LINGUAGEM E MATEMÁTICA" "resumo" => "Resumo: O ensino da Matemática tem sido alvo de muitas pesquisas que analisam sua eficácia e apontam essa área do conhecimento como sendo uma das que mais tem contribuído para o fracasso dos alunos. A Matemática ainda é vista como uma disciplina que tem um caráter punitivo. Seu aprendizado é para poucos, os que são privilegiados e tem facilidade em apreender seus conceitos. Apesar de nos últimos anos termos vivenciado diversas mudanças no modo como se concebe o ensino, não só da Matemática, mas das demais áreas do conhecimento, ainda presenciamos professores inseguros no que tange a execução de aulas mais criativas e contextualizadas que permeiam a discussão e análise de resultados. Nesse contexto, o presente artigo tem por objetivo relatar a vivência de uma sequencia didática realizada numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental a partir da exploração de Rótulos e Embalagens, que vislumbrou, entre outras coisas, trabalhar de forma contextualizada e interdisciplinar, conteúdos de linguagem e matemática numa sequencia que possibilitou aos alunos, manuseio, reflexão, análise e construção de conceitos. Para a realização deste trabalho buscamos respaldo teórico em autores como: DINIZ (2012), BRASIL (2001), BRASIL (2014), SILVA (2012) entre outros. A realização dessa experiência nos possibilitou perceber que a partir de materiais simples é possível propor atividades que levem os alunos a pensarem sobre o que estão fazendo, realizando análises e reflexões acerca do conteúdo em estudo. Concluímos ainda que o trabalho com sequencia didática interdisciplinar contribui de forma significativa para o desenvolvimento de algumas habilidades dos alunos, além de fugir das aulas de matemáticas tradicionais com foco em cálculos e resultados fechados que não permitem discussões." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "ENSINO, SEQUENCIA DIDÁTICA, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA3_ID779_30102016212958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARICELIA DO CARMO ROBERTO ROBERTO" "autor_nome_curto" => "MARICELIA" "autor_email" => "mariceliaroberto@bol.com." "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇAÕ DE CATURITÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }