Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DO TANGRAM NO AUXÍLIO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS – UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA POR MEIO DE OFICINAS

Palavra-chaves: TANGRAM, CÁLCULO MENTAL, JOGOS, LUDICIDADE Relato de Experiência (RE) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26498
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 422
    "titulo" => "O USO DO TANGRAM NO AUXÍLIO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS – UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA POR MEIO DE OFICINAS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O presente relato traz uma experiência vivenciada no Laboratório de Matemática do Polo da UAB da UFPB VIRTUAL de Livramento – PB, com alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Maria Salomé de Almeida da referida cidade, abordando as quatro operações básicas com o auxílio do Tangram. Tendo por objetivo de minimizar dificuldades por parte dos discentes das referidas turmas em relação ao cálculo mental e com o intuito de mobilizar os educandos para o estudo do mesmo, fez-se necessário traçar metas que propiciassem o aprimoramento de conhecimentos já existentes, bem como, possibilidades para que estes desenvolvessem as capacidades cognitivas, permitindo assim, a criatividade, a tomada de decisões, além de procedimentos para resolver situações-problemas cotidianas que aborda o raciocínio lógico, não apenas no âmbito educacional, mas principalmente na sociedade em que estão inseridos. Foram realizadas oficinas, tendo em vista que estas funcionam como disparador de aprendizagem, já que estas permitem ao aluno aprender através da manipulação de materiais concretos de forma dinâmica. Para a realização das oficinas foram confeccionados tangrans abordando as quatro operações básicas, onde estas foram divididas em dois momentos para que houvesse um melhor aproveitamento, foram também formadas equipes nomeadas por cores para que pudesse assim, identificar a equipe vencedora.  A experiência foi embasada nos autores: Piaget, Ribeiro, Duarte, Froebel e os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), e como resultado observamos que foi significativo, pois superou todas as expectativas. Esperamos que esta experiência motive outros educadores a buscar formas diversificadas de ensinar a matemática, desconstruindo assim, a ideia de que a matemática é abstrata e de difícil compreensão.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental"
    "palavra_chave" => "TANGRAM, CÁLCULO MENTAL, JOGOS, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA3_ID422_15102016105900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LITTYANNI  MARCELA BRITO VILAR DE ANDRADE "
    "autor_nome_curto" => "LITTYANNI "
    "autor_email" => "littyanni@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB VIRTUAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26498
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 422
    "titulo" => "O USO DO TANGRAM NO AUXÍLIO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS – UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA POR MEIO DE OFICINAS"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O presente relato traz uma experiência vivenciada no Laboratório de Matemática do Polo da UAB da UFPB VIRTUAL de Livramento – PB, com alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Maria Salomé de Almeida da referida cidade, abordando as quatro operações básicas com o auxílio do Tangram. Tendo por objetivo de minimizar dificuldades por parte dos discentes das referidas turmas em relação ao cálculo mental e com o intuito de mobilizar os educandos para o estudo do mesmo, fez-se necessário traçar metas que propiciassem o aprimoramento de conhecimentos já existentes, bem como, possibilidades para que estes desenvolvessem as capacidades cognitivas, permitindo assim, a criatividade, a tomada de decisões, além de procedimentos para resolver situações-problemas cotidianas que aborda o raciocínio lógico, não apenas no âmbito educacional, mas principalmente na sociedade em que estão inseridos. Foram realizadas oficinas, tendo em vista que estas funcionam como disparador de aprendizagem, já que estas permitem ao aluno aprender através da manipulação de materiais concretos de forma dinâmica. Para a realização das oficinas foram confeccionados tangrans abordando as quatro operações básicas, onde estas foram divididas em dois momentos para que houvesse um melhor aproveitamento, foram também formadas equipes nomeadas por cores para que pudesse assim, identificar a equipe vencedora.  A experiência foi embasada nos autores: Piaget, Ribeiro, Duarte, Froebel e os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), e como resultado observamos que foi significativo, pois superou todas as expectativas. Esperamos que esta experiência motive outros educadores a buscar formas diversificadas de ensinar a matemática, desconstruindo assim, a ideia de que a matemática é abstrata e de difícil compreensão.
      """
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental"
    "palavra_chave" => "TANGRAM, CÁLCULO MENTAL, JOGOS, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA3_ID422_15102016105900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LITTYANNI  MARCELA BRITO VILAR DE ANDRADE "
    "autor_nome_curto" => "LITTYANNI "
    "autor_email" => "littyanni@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB VIRTUAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO O presente relato traz uma experiência vivenciada no Laboratório de Matemática do Polo da UAB da UFPB VIRTUAL de Livramento – PB, com alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Maria Salomé de Almeida da referida cidade, abordando as quatro operações básicas com o auxílio do Tangram. Tendo por objetivo de minimizar dificuldades por parte dos discentes das referidas turmas em relação ao cálculo mental e com o intuito de mobilizar os educandos para o estudo do mesmo, fez-se necessário traçar metas que propiciassem o aprimoramento de conhecimentos já existentes, bem como, possibilidades para que estes desenvolvessem as capacidades cognitivas, permitindo assim, a criatividade, a tomada de decisões, além de procedimentos para resolver situações-problemas cotidianas que aborda o raciocínio lógico, não apenas no âmbito educacional, mas principalmente na sociedade em que estão inseridos. Foram realizadas oficinas, tendo em vista que estas funcionam como disparador de aprendizagem, já que estas permitem ao aluno aprender através da manipulação de materiais concretos de forma dinâmica. Para a realização das oficinas foram confeccionados tangrans abordando as quatro operações básicas, onde estas foram divididas em dois momentos para que houvesse um melhor aproveitamento, foram também formadas equipes nomeadas por cores para que pudesse assim, identificar a equipe vencedora. A experiência foi embasada nos autores: Piaget, Ribeiro, Duarte, Froebel e os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), e como resultado observamos que foi significativo, pois superou todas as expectativas. Esperamos que esta experiência motive outros educadores a buscar formas diversificadas de ensinar a matemática, desconstruindo assim, a ideia de que a matemática é abstrata e de difícil compreensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.