Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A MATEMÁTICA E SEUS OBJETOS DE ESTUDO

Palavra-chaves: OBJETOS MATEMÁTICOS, CONHECIMENTO MATEMÁTICO, FILOSOFIA Comunicação Oral (CO) ET-11: Dimensões Filosóficas e Sociológicas na Educação Matemática
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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O texto que apresentamos traz uma reflexão sobre a natureza do conhecimento matemático. Defendemos a importância desse aprofundamento teórico para a prática do professor de matemática, uma vez que, toda prática pedagógica está inserida numa concepção de conhecimento matemático e de como se aprende matemática. Para nossa investigação usamos como referenciais alguns textos da filosofia e da aprendizagem matemática, tendo como base uma inquietação sobre o que é a Matemática e o que são os seus objetos de estudo. Para compreender as concepções que têm marcado esse conhecimento buscamos subsídios nas correntes filosóficas clássicas, delineadas como o Platonismo, o Realismo e o Empirismo e nas mais atuais, o Logicismo, o Intuicionismo e o formalismo. Tentando compreender o entendimento que se tem sobre a natureza da Matemática, aplicamos uma entrevista semiestruturada a um grupo de doze pessoas, constituído de três professores de matemática, três alunos do primeiro período e três concluintes do curso de Licenciatura em Matemática e três pessoas que não lidam com a Matemática em suas atividades. As análises das entrevistas mostraram que a concepção predominante é aquela que entende a Matemática presente nas coisas materiais, apesar dos docentes apresentarem definições mais atuais do conhecimento matemático. Todos eles afirmaram que a matemática é importante em suas atividades do dia a dia, muito embora, não tenham justificado tal afirmação de forma consistente.

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