Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Palavra-chaves: OLIMPÍADAS INTERNAS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID Comunicação Oral (CO) ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática
0 of 0
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26501 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo dar continuidade ao projeto da OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado de 2013 a 2016, em uma escola pública de Campina Grande – PB. O projeto, idealizado pela professora e supervisora Rosemary Gomes Fernandes, surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Em abril de 2016, os alunos fizeram inscrições para aulões ministrados pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB e, consequentemente, participaram da prova da IV OIMP de forma competitiva, com premiações para os primeiros colocados, como forma de estímulo. Assim, os alunos podem despertar o interesse pela Matemática através da resolução de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico, proporcionando a eles uma maior afinidade com a disciplina, amenizando as dificuldades encontradas e prepará-los para provas, como a da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No ensino médio, o aluno deve desenvolver um conhecimento efetivo e de significado próprio, de modo a prepará-lo para a vida. Dessa maneira, ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos a interdisciplinaridade e a contextualização das questões tanto da prova quanto nos aulões, a fim de desenvolver uma série de competências específicas pelos alunos durante os anos que compreendem o Ensino Médio. Os resultados indicaram vários pontos relevantes para a prática de ensino-aprendizagem em Matemática. Destacamos a importância de acompanhar o desenvolvimento do aluno continuamente para verificar quais são os assuntos em que os alunos demonstraram mais dificuldades, para que assim, possam ser retomados de forma que o processo de aprendizagem realmente ocorra de forma satisfatória. Percebemos a importância de contextualizar os assuntos abordados para facilitar a aprendizagem, através da resolução de problemas, pois esse tipo de atividade desenvolve a capacidade criativa do aluno, além de desenvolver seu raciocínio lógico-matemático. Destacamos a importância desse projeto OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) como incentivo ao estudo de Matemática.O presente artigo tem como objetivo dar continuidade ao projeto da OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado de 2013 a 2016, em uma escola pú" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática" "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS INTERNAS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA15_ID545_28102016010343.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ AMORIM" "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26501 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 91 "inscrito_id" => 545 "titulo" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: UM INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo dar continuidade ao projeto da OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado de 2013 a 2016, em uma escola pública de Campina Grande – PB. O projeto, idealizado pela professora e supervisora Rosemary Gomes Fernandes, surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Em abril de 2016, os alunos fizeram inscrições para aulões ministrados pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB e, consequentemente, participaram da prova da IV OIMP de forma competitiva, com premiações para os primeiros colocados, como forma de estímulo. Assim, os alunos podem despertar o interesse pela Matemática através da resolução de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico, proporcionando a eles uma maior afinidade com a disciplina, amenizando as dificuldades encontradas e prepará-los para provas, como a da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No ensino médio, o aluno deve desenvolver um conhecimento efetivo e de significado próprio, de modo a prepará-lo para a vida. Dessa maneira, ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos a interdisciplinaridade e a contextualização das questões tanto da prova quanto nos aulões, a fim de desenvolver uma série de competências específicas pelos alunos durante os anos que compreendem o Ensino Médio. Os resultados indicaram vários pontos relevantes para a prática de ensino-aprendizagem em Matemática. Destacamos a importância de acompanhar o desenvolvimento do aluno continuamente para verificar quais são os assuntos em que os alunos demonstraram mais dificuldades, para que assim, possam ser retomados de forma que o processo de aprendizagem realmente ocorra de forma satisfatória. Percebemos a importância de contextualizar os assuntos abordados para facilitar a aprendizagem, através da resolução de problemas, pois esse tipo de atividade desenvolve a capacidade criativa do aluno, além de desenvolver seu raciocínio lógico-matemático. Destacamos a importância desse projeto OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) como incentivo ao estudo de Matemática.O presente artigo tem como objetivo dar continuidade ao projeto da OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado de 2013 a 2016, em uma escola pú" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática" "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS INTERNAS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA15_ID545_28102016010343.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ AMORIM" "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo dar continuidade ao projeto da OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado de 2013 a 2016, em uma escola pública de Campina Grande – PB. O projeto, idealizado pela professora e supervisora Rosemary Gomes Fernandes, surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Em abril de 2016, os alunos fizeram inscrições para aulões ministrados pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB e, consequentemente, participaram da prova da IV OIMP de forma competitiva, com premiações para os primeiros colocados, como forma de estímulo. Assim, os alunos podem despertar o interesse pela Matemática através da resolução de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico, proporcionando a eles uma maior afinidade com a disciplina, amenizando as dificuldades encontradas e prepará-los para provas, como a da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No ensino médio, o aluno deve desenvolver um conhecimento efetivo e de significado próprio, de modo a prepará-lo para a vida. Dessa maneira, ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos a interdisciplinaridade e a contextualização das questões tanto da prova quanto nos aulões, a fim de desenvolver uma série de competências específicas pelos alunos durante os anos que compreendem o Ensino Médio. Os resultados indicaram vários pontos relevantes para a prática de ensino-aprendizagem em Matemática. Destacamos a importância de acompanhar o desenvolvimento do aluno continuamente para verificar quais são os assuntos em que os alunos demonstraram mais dificuldades, para que assim, possam ser retomados de forma que o processo de aprendizagem realmente ocorra de forma satisfatória. Percebemos a importância de contextualizar os assuntos abordados para facilitar a aprendizagem, através da resolução de problemas, pois esse tipo de atividade desenvolve a capacidade criativa do aluno, além de desenvolver seu raciocínio lógico-matemático. Destacamos a importância desse projeto OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) como incentivo ao estudo de Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.