Este trabalho apresenta aspectos de uma proposta didática utilizando a Modelagem Matemática, cuja finalidade se encontra em desenvolver conceitos de ornamentos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da geometria através da análise da Renda Renascença. Para isso, procuramos explicitar a aplicação da Modelagem Matemática como um método de ensino, ela é tão antiga quanto à própria matemática, alguns especialistas acreditam que este seja o caminho mais eficaz e interessante para o ensino da matemática. Nossos conhecimentos sobre Modelagem se apoia nos estudos de Biembengut e Hein (2011) e Bassanezi (2011). Fundamentando-se da análise matemática da Renda Renascença considerando-a como ornamento, buscamos expor a matemática presente no cotidiano de forma dinâmica e instrutiva, valorizando o saber matemático cultural de uma local. A Renda Renascença é um elemento muito presente nas famílias do Agreste pernambucano, mas precisamente nas cidades de Pesqueira e Poção. A arte é confeccionada com agulha, linha e fita, a Renda é muito famosa pelo estilo delicado do bordado, quase sempre tecida pelas mãos habilidosas de mulheres simples, ligado à realidade socioeconômica destas localidades, procuramos estimular a criatividade dos alunos e fazer com que eles participem do processo de aprendizagem mais motivados. Nosso objetivo é abordar conceitos fundamentais da geometria plana, assim como conceitos da isometria ou simetria e conceitos de ornamentos valorizando é contemplando a arte artesanal, em função disso esperamos despertar no estudante o gosto pela matemática, que na maior parte passa a ser incompreendida e desprezada pelos alunos como se a matemática escolar não fizesse parte da própria vida ou não tivesse aplicabilidade para resolução de problemas reais.