O objetivo desse trabalho é contribuir de forma prática para discussões envolvendo a implantação dos jogos no ensino da matemática. O presente artigo relata as experiências obtidas pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, com o intuito de incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, aperfeiçoando e valorizando essa formação, inserindo os estudantes no contexto das escolas públicas, para se desenvolver atividades que contribuam para o ensino-aprendizagem da matemática, sob orientação de um docente (coordenador) da licenciatura e de um professor (supervisor) da escola contemplada. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Governo Federal visa incentivar o licenciando a aprimorar suas metodologias de ensino dentro do ambiente educacional, dessa forma as atividades foram realizadas na Instituição Educacional EREM (Escola de Referência em Ensino Médio) Professora Margarida Falcão e Lima, situada na cidade de Pesqueira, no estado de Pernambuco, com propósito de desenvolver um tema, o qual foi equação do 2º grau incompleta. A Intervenção foi realizada através de uma abordagem com jogos matemáticos, com objetivo de promover uma melhor compreensão do tema, que foi equação do segundo grau incompleta, e paralelamente com os educandos desenvolveu-se o tema e algumas atividades relacionadas. Realizou-se o planejamento de três aulas para desenvolver as atividades, visto que duas delas foram utilizadas para contextualizar o assunto da intervenção, e a terceira para aplicar o jogo. O recurso didático utilizado foi bastante útil, pois contribuiu para que os alunos resolvessem equações do segundo grau rapidamente, no entanto alguns alunos apresentaram dificuldades que ao longo do jogo foram sendo esclarecidas, logo assimilaram seus objetivos e os resultados alcançados atenderam as expectativas. O jogo garantiu um melhor entendimento do conteúdo e contribuiu como um meio para que aos alunos pudessem se apropriar mais rapidamente do conteúdo.