MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26457 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 506 "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA" "resumo" => "A Matemática é tida por muitos como uma disciplina difícil, seu método de ensino tradicional ainda assusta um pouco; contudo, ele é necessário para a formação do aluno. Logo, cabe ao professor encontrar meios de deixar suas aulas mais atrativas. Daí surgiu a necessidade de utilizar metodologias alternativas de ensino para tornar as aulas mais interessantes. Por isso, o subprojeto específico de Matemática, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UPE Campus Petrolina, tem como objetivo preparar o discente para abordar metodologias alternativas nas suas aulas, sendo uma delas a Modelagem Matemática, que é uma forma de trazer o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula, tornando-o assim mais participativo. O objetivo deste estudo é estimular o uso consciente de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva de pesquisa qualitativa e quantitativa em uma escola pública de Petrolina – PE, em duas turmas do 3° ano do ensino Médio, contemplando 61 alunos, sendo esses instigados a vivenciar a compreensão do conteúdo de função Afim de forma mais atrativa e participativa. Inicialmente, percebeu-se que a maioria dos alunos não sabiam identificar a relação entre o conceito de função afim e a conta de energia, além de desconhecerem a importância de se estudar tal conceito. Nesse sentido, julgou-se necessária uma breve revisão, em que se abordaram as informações necessárias para os alunos realizarem a análise e modelagem do consumo de uma residência, bem como práticas do cotidiano que possibilitam a economia de energia elétrica. Pôde-se concluir que o presente trabalho contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes, despertando o interesse pelo conteúdo, assim como a consciência do uso racional de energia elétrica. Por fim, espera-se que outros docentes utilizem essa tendência, com o intuito de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID506_30102016222104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMARA DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "EDMARA ALVES" "autor_email" => "edymara-alves@hotmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26457 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 200 "inscrito_id" => 506 "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA" "resumo" => "A Matemática é tida por muitos como uma disciplina difícil, seu método de ensino tradicional ainda assusta um pouco; contudo, ele é necessário para a formação do aluno. Logo, cabe ao professor encontrar meios de deixar suas aulas mais atrativas. Daí surgiu a necessidade de utilizar metodologias alternativas de ensino para tornar as aulas mais interessantes. Por isso, o subprojeto específico de Matemática, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UPE Campus Petrolina, tem como objetivo preparar o discente para abordar metodologias alternativas nas suas aulas, sendo uma delas a Modelagem Matemática, que é uma forma de trazer o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula, tornando-o assim mais participativo. O objetivo deste estudo é estimular o uso consciente de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva de pesquisa qualitativa e quantitativa em uma escola pública de Petrolina – PE, em duas turmas do 3° ano do ensino Médio, contemplando 61 alunos, sendo esses instigados a vivenciar a compreensão do conteúdo de função Afim de forma mais atrativa e participativa. Inicialmente, percebeu-se que a maioria dos alunos não sabiam identificar a relação entre o conceito de função afim e a conta de energia, além de desconhecerem a importância de se estudar tal conceito. Nesse sentido, julgou-se necessária uma breve revisão, em que se abordaram as informações necessárias para os alunos realizarem a análise e modelagem do consumo de uma residência, bem como práticas do cotidiano que possibilitam a economia de energia elétrica. Pôde-se concluir que o presente trabalho contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes, despertando o interesse pelo conteúdo, assim como a consciência do uso racional de energia elétrica. Por fim, espera-se que outros docentes utilizem essa tendência, com o intuito de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico e significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID506_30102016222104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMARA DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "EDMARA ALVES" "autor_email" => "edymara-alves@hotmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }