O ensino de Matemática carrega desde sua base um caráter mecânico e tradicionalista; no entanto, devemos, naturalmente, direcionar esforços para torná-lo mais atraente. Sendo assim, neste trabalho recorremos à Modelagem Matemática como instrumento, que pode tornar essa ciência mais agradável para os discentes. Com isso, objetivamos facilitar a compreensão de conceitos de função afim utilizando essa ferramenta para o ensino de Matemática, envolvendo-a em um projeto de conscientização sobre o uso racional da água, ou seja, aliando-a à questão ambiental, já que os problemas ambientais fazem parte da rotina de todas as pessoas. Para relacionar meio ambiente e Matemática, realizamos uma pesquisa de campo do tipo qualitativa e quantitativa com alunos de uma escola pública de Petrolina-PE, em que exploramos alguns conceitos de função afim e do uso racional da água em quatro etapas, sendo elas: 1ª etapa – divulgação das fases do projeto, aplicação de um questionário quantitativo, abordando conceitos de função afim e solicitação um trabalho escrito sobre o uso racional da água; 2ª etapa – coleta dos trabalhos, solicitando uma apresentação do mesmo; 3ª etapa – apresentação dos trabalhos pelos discentes; 4ª etapa – realização de uma aula, possibilitando que os alunos aprendam a mensurar o valor da conta de água e aplicação dos questionários qualitativos e quantitativos. A partir dessas, tivemos como resultado um maior envolvimento e discernimento para com a questão ambiental, ou, pelo menos, um reforço nessa direção. Quanto aos conceitos de função afim, observou-se que houve apropriação, tendo como parâmetro os questionários. Desse modo, percebeu-se que a Modelagem Matemática como ferramenta pôde potencializar a aprendizagem, tanto em relação ao uso racional da água, quanto à associação dos conceitos de função afim com o mundo real, permitindo assim uma maior apropriação de tais ideias.