Este estudo tem como objetivo analisar a compreensão dos alunos do 3° Ano do Ensino Médio de duas Escolas Públicas, localizadas nos Municípios de Surubim - PE e Passira – PE em relação a problemas combinatórios, bem como as estratégias usadas para o desenvolvimento das questões. Assim, tem como centro de pesquisa fomentar a discussão sobre como ocorre o ensino e a aprendizagem desse conteúdo. Para isso, foram analisados, a partir de um questionário aplicado aos alunos, as concepções, conhecimentos e técnicas dos mesmos para solucionar problemas de Combinatória. Foi pedido para que eles respondessem questões envolvendo Produto Cartesiano, Permutação, Arranjo e Combinação do tipo: Na fila da merenda estão quatro alunos (José, Caio, Bruna e Rafa). De quantas maneiras diferentes podemos formar essa fila? Portanto, é importante se questionar: “Como está sendo trabalhado o ensino de Combinatória na sala de aula?”. A partir disso, escolhemos 6 alunos do 3° Ano do Ensino Médio das Escolas dispostos a participar da pesquisa para analisarmos os métodos de resolução. A pesquisa foi realizada a partir de estudos na Disciplina Eletiva Ensino de Combinatória: Perspectivas Teóricas e Práticas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE Campus do Agreste. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira foi a aplicação do questionário para alunos do 3º Ano do Ensino Médio; e a segunda etapa foi a análise dos resultados obtidos. Através da análise das respostas dos alunos podemos perceber que o tipo de estratégia mais presente foi o uso de fórmulas e o tipo de resposta predominante foi a resposta correta, apresentando assim, um grande quantitativo de acertos. Os resultados específicos da referente pesquisa são apresentados no decorrer do trabalho.