A matemática é uma ciência que requer raciocínio e uma grande capacidade de abstração, dependendo da forma como é ministrada pode fascinar ou causar medo aos alunos, assim, os jogos que muitas vezes podem ser utilizados como meio de entretenimento também podem ser inter-relacionados com a vida escolar nos alunos e, por vezes, utilizado para introduzir os conceitos Matemáticos e desenvolver as capacidades psicomotoras e intelectuais das crianças de forma mais interessante. A construção do Tangram através do contexto histórico e da oficina para a manipulação das peças como jogo possibilitou aos alunos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos por meio de material didático concreto de fácil acesso criado através de dobraduras e confeccionado com uma folha de papel. Seu uso tornou-se um grande aliado para o processo de ensino e aprendizagem, possibilitou maior interação e melhor convivência entre os alunos envolvidos nas atividades realizadas e tornou-se um atrativo atrativo para as aulas a fim de reduzir a evasão escolar. O uso do Tangram fortaleceu o aprendizado em sala de aula, trouxe “vida” e melhor entendimento para o conteúdo inicial da geometria plana e dos ângulos elementares. As atividades de competição e extraclasse se mostraram um ponto positivo entre os alunos mais faltosos, dispersos ou menos interessados pois mostraram que a matemática poderia ser divertida quando associada ao cotidiano dos esportes ou cinema. Situações problema criadas pelo Tangram que, aliam de forma lúdica o raciocínio lógico-matemático, o uso de estratégias e de reflexão, bem como a observação e a memorização, favoreceram o trabalho cooperativo e promoveram o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, o que atende as orientações Curriculares Nacionais.