Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A UTLILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO MATERIAL MANIPULÁVEL PARA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA

Palavra-chaves: MATERIAL MANIPULÁVEL, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, TANGRAM Relato de Experiência (RE) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26394
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 717
    "titulo" => "A UTLILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO MATERIAL MANIPULÁVEL PARA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "A matemática é uma ciência que requer raciocínio e uma grande capacidade de abstração, dependendo da forma como é ministrada pode fascinar ou causar medo aos alunos, assim, os jogos que muitas vezes podem ser utilizados como meio de entretenimento também podem ser inter-relacionados com a vida escolar nos alunos e, por vezes, utilizado para introduzir os conceitos Matemáticos e desenvolver as capacidades psicomotoras e intelectuais das crianças de forma mais interessante. A construção do Tangram através do contexto histórico e da oficina para a manipulação das peças como jogo possibilitou aos alunos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos por meio de material didático concreto de fácil acesso criado através de dobraduras e confeccionado com uma folha de papel. Seu uso tornou-se um grande aliado para o processo de ensino e aprendizagem, possibilitou maior interação e melhor convivência entre os alunos envolvidos nas atividades realizadas e tornou-se um atrativo atrativo para as aulas a fim de reduzir a evasão escolar. O uso do Tangram fortaleceu o aprendizado em sala de aula, trouxe “vida” e melhor entendimento para o conteúdo inicial da geometria plana e dos ângulos elementares. As atividades de competição e extraclasse se mostraram um ponto positivo entre os alunos mais faltosos, dispersos ou menos interessados pois mostraram que a matemática poderia ser divertida quando associada ao cotidiano dos esportes ou cinema. Situações problema criadas pelo Tangram que, aliam de forma lúdica o raciocínio lógico-matemático, o uso de estratégias e de reflexão, bem como a observação e a memorização, favoreceram o trabalho cooperativo e promoveram o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, o que atende as orientações Curriculares Nacionais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "MATERIAL MANIPULÁVEL, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, TANGRAM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID717_30102016210802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA BARBOSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandrabs@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26394
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 187
    "inscrito_id" => 717
    "titulo" => "A UTLILIZAÇÃO DO TANGRAM COMO MATERIAL MANIPULÁVEL PARA INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "A matemática é uma ciência que requer raciocínio e uma grande capacidade de abstração, dependendo da forma como é ministrada pode fascinar ou causar medo aos alunos, assim, os jogos que muitas vezes podem ser utilizados como meio de entretenimento também podem ser inter-relacionados com a vida escolar nos alunos e, por vezes, utilizado para introduzir os conceitos Matemáticos e desenvolver as capacidades psicomotoras e intelectuais das crianças de forma mais interessante. A construção do Tangram através do contexto histórico e da oficina para a manipulação das peças como jogo possibilitou aos alunos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos por meio de material didático concreto de fácil acesso criado através de dobraduras e confeccionado com uma folha de papel. Seu uso tornou-se um grande aliado para o processo de ensino e aprendizagem, possibilitou maior interação e melhor convivência entre os alunos envolvidos nas atividades realizadas e tornou-se um atrativo atrativo para as aulas a fim de reduzir a evasão escolar. O uso do Tangram fortaleceu o aprendizado em sala de aula, trouxe “vida” e melhor entendimento para o conteúdo inicial da geometria plana e dos ângulos elementares. As atividades de competição e extraclasse se mostraram um ponto positivo entre os alunos mais faltosos, dispersos ou menos interessados pois mostraram que a matemática poderia ser divertida quando associada ao cotidiano dos esportes ou cinema. Situações problema criadas pelo Tangram que, aliam de forma lúdica o raciocínio lógico-matemático, o uso de estratégias e de reflexão, bem como a observação e a memorização, favoreceram o trabalho cooperativo e promoveram o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, o que atende as orientações Curriculares Nacionais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "MATERIAL MANIPULÁVEL, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, TANGRAM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID717_30102016210802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA BARBOSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA"
    "autor_email" => "alexsandrabs@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

A matemática é uma ciência que requer raciocínio e uma grande capacidade de abstração, dependendo da forma como é ministrada pode fascinar ou causar medo aos alunos, assim, os jogos que muitas vezes podem ser utilizados como meio de entretenimento também podem ser inter-relacionados com a vida escolar nos alunos e, por vezes, utilizado para introduzir os conceitos Matemáticos e desenvolver as capacidades psicomotoras e intelectuais das crianças de forma mais interessante. A construção do Tangram através do contexto histórico e da oficina para a manipulação das peças como jogo possibilitou aos alunos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos por meio de material didático concreto de fácil acesso criado através de dobraduras e confeccionado com uma folha de papel. Seu uso tornou-se um grande aliado para o processo de ensino e aprendizagem, possibilitou maior interação e melhor convivência entre os alunos envolvidos nas atividades realizadas e tornou-se um atrativo atrativo para as aulas a fim de reduzir a evasão escolar. O uso do Tangram fortaleceu o aprendizado em sala de aula, trouxe “vida” e melhor entendimento para o conteúdo inicial da geometria plana e dos ângulos elementares. As atividades de competição e extraclasse se mostraram um ponto positivo entre os alunos mais faltosos, dispersos ou menos interessados pois mostraram que a matemática poderia ser divertida quando associada ao cotidiano dos esportes ou cinema. Situações problema criadas pelo Tangram que, aliam de forma lúdica o raciocínio lógico-matemático, o uso de estratégias e de reflexão, bem como a observação e a memorização, favoreceram o trabalho cooperativo e promoveram o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, o que atende as orientações Curriculares Nacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.