Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

JOGO LOGARITMONENCIAL, EXPLORANDO OS CONCEITOS DE LOGARITMO E EXPONENCIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS

Palavra-chaves: JOGOS, LOGARITMO, EXPONENCIAL Pôster (PO) ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26445
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 71
    "titulo" => "JOGO LOGARITMONENCIAL, EXPLORANDO OS CONCEITOS DE LOGARITMO E EXPONENCIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS"
    "resumo" => "Este trabalho irá relatar experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Que apresentaram uma oficina, chamada “Explorando os conceitos de logaritmo e exponencial com a utilização dos jogos” onde trabalhamos o jogo Logaritmonencial, uma vez que o mesmo aborda o assunto de logaritmo e também de exponencial. Foi apresentado não só o conteúdo e o jogo, nós também mostramos a importância de grandes matemáticos desta área como:  John Napier e Jobst Burgi, e que são os responsáveis pelas pesquisas de logaritmo e suas aplicações. A presente oficina foi aplicada a 14 alunos, dos quais três deles cursavam o 1º ano e onze eram alunos do 3º ano, ambos do ensino médio. Para apresentamos o jogo e suas regras, dividimos a turma em quatro equipes, onde cada um dos ministrantes ficou responsável por uma equipe, para que dessa forma podemos atendê-los e obter o resultado esperado ao fim da oficina. O jogo “logaritmonencial” é composto por 24 cartas, em formato de “dominó” no qual as cartas contêm quatro divisões, duas com operações uma de cada assunto e outras duas com resultados. Ao término da oficina, percebemos que os alunos obtiveram uma melhor compreensão do conteúdo em foco, pois saímos do modelo tradicional de ensino e apresentamos uma ferramenta importante que foi a utilização do jogo. A oficina pedagógica se mostrou como uma prática que possibilitou aos alunos uma aula atrativa, pois permitiu que eles fossem indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem já que com o uso do lúdico eles tiraram suas próprias conclusões a respeito dos conteúdos que foram abordados. Intervenções como essas oficinas são de grande importância para nós futuros professores, que trabalhamos com uma disciplina que pode aprender de maneira divertida, dinâmica e atrativa. Possibilitando assim, um aprendizado necessário e satisfatório na disciplina de matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS, LOGARITMO, EXPONENCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA8_ID71_12102016181150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ANDRADE"
    "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26445
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 71
    "titulo" => "JOGO LOGARITMONENCIAL, EXPLORANDO OS CONCEITOS DE LOGARITMO E EXPONENCIAL COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS"
    "resumo" => "Este trabalho irá relatar experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Que apresentaram uma oficina, chamada “Explorando os conceitos de logaritmo e exponencial com a utilização dos jogos” onde trabalhamos o jogo Logaritmonencial, uma vez que o mesmo aborda o assunto de logaritmo e também de exponencial. Foi apresentado não só o conteúdo e o jogo, nós também mostramos a importância de grandes matemáticos desta área como:  John Napier e Jobst Burgi, e que são os responsáveis pelas pesquisas de logaritmo e suas aplicações. A presente oficina foi aplicada a 14 alunos, dos quais três deles cursavam o 1º ano e onze eram alunos do 3º ano, ambos do ensino médio. Para apresentamos o jogo e suas regras, dividimos a turma em quatro equipes, onde cada um dos ministrantes ficou responsável por uma equipe, para que dessa forma podemos atendê-los e obter o resultado esperado ao fim da oficina. O jogo “logaritmonencial” é composto por 24 cartas, em formato de “dominó” no qual as cartas contêm quatro divisões, duas com operações uma de cada assunto e outras duas com resultados. Ao término da oficina, percebemos que os alunos obtiveram uma melhor compreensão do conteúdo em foco, pois saímos do modelo tradicional de ensino e apresentamos uma ferramenta importante que foi a utilização do jogo. A oficina pedagógica se mostrou como uma prática que possibilitou aos alunos uma aula atrativa, pois permitiu que eles fossem indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem já que com o uso do lúdico eles tiraram suas próprias conclusões a respeito dos conteúdos que foram abordados. Intervenções como essas oficinas são de grande importância para nós futuros professores, que trabalhamos com uma disciplina que pode aprender de maneira divertida, dinâmica e atrativa. Possibilitando assim, um aprendizado necessário e satisfatório na disciplina de matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS, LOGARITMO, EXPONENCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA8_ID71_12102016181150.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DA SILVA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ANDRADE"
    "autor_email" => "edusilva3108@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho irá relatar experiência de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Que apresentaram uma oficina, chamada “Explorando os conceitos de logaritmo e exponencial com a utilização dos jogos” onde trabalhamos o jogo Logaritmonencial, uma vez que o mesmo aborda o assunto de logaritmo e também de exponencial. Foi apresentado não só o conteúdo e o jogo, nós também mostramos a importância de grandes matemáticos desta área como: John Napier e Jobst Burgi, e que são os responsáveis pelas pesquisas de logaritmo e suas aplicações. A presente oficina foi aplicada a 14 alunos, dos quais três deles cursavam o 1º ano e onze eram alunos do 3º ano, ambos do ensino médio. Para apresentamos o jogo e suas regras, dividimos a turma em quatro equipes, onde cada um dos ministrantes ficou responsável por uma equipe, para que dessa forma podemos atendê-los e obter o resultado esperado ao fim da oficina. O jogo “logaritmonencial” é composto por 24 cartas, em formato de “dominó” no qual as cartas contêm quatro divisões, duas com operações uma de cada assunto e outras duas com resultados. Ao término da oficina, percebemos que os alunos obtiveram uma melhor compreensão do conteúdo em foco, pois saímos do modelo tradicional de ensino e apresentamos uma ferramenta importante que foi a utilização do jogo. A oficina pedagógica se mostrou como uma prática que possibilitou aos alunos uma aula atrativa, pois permitiu que eles fossem indivíduos ativos no processo de ensino-aprendizagem já que com o uso do lúdico eles tiraram suas próprias conclusões a respeito dos conteúdos que foram abordados. Intervenções como essas oficinas são de grande importância para nós futuros professores, que trabalhamos com uma disciplina que pode aprender de maneira divertida, dinâmica e atrativa. Possibilitando assim, um aprendizado necessário e satisfatório na disciplina de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.