Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA COM O APOIO DE SOFTWARES EDUCATIVOS

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE EDUCATIVO, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26425
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA COM O APOIO DE SOFTWARES EDUCATIVOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre o uso da tecnologia como ferramenta didática e apresentar alguns softwares educativos para apoiar as aulas de Matemática juntamente com suas possibilidades, traçando um perfil avaliativo de cada aplicativo. Neste sentido, pretendemos com essa análise levantar dados de forma preliminar fornecendo subsídios para os professores sobre a importância de utilizar esse material no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1, verificando que tais recursos têm um grande potencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e outras habilidades, podendo ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem, atingindo uma perspectiva para a sua utilização, sendo entendido como instrumentos capazes de desenvolver atividades dinâmicas que facilitem o entendimento da disciplina e compreensão dos conhecimentos matemáticos. Além disso, tais instrumentos não precisam de um lugar fixo como salas, podendo ser baixados nos dispositivos móveis, por exemplo: smartphones, tablets, entre outros, diferentemente do modelo tradicional de ensino no quadro e giz, sem interação, o qual tinha como meta, apenas exposição de fórmulas, resolução e correção de exercícios para a fixação de maneira mecanizada dos procedimentos. Buscamos com essas informações despertar a curiosidade do professor em promover o conhecimento matemático de forma lúdica e divertida, dissociando a visão errônea de que a Matemática é uma matéria difícil caracterizada por muitos como a vilã das matérias. Constatamos que o uso de softwares educativos matemáticos é uma possibilidade de ensino e ao mesmo tempo de diversão, onde os alunos podem aprender de forma lúdica e interligada com sua vivencia diária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE EDUCATIVO, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID482_29102016124613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÉRCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS "
    "autor_nome_curto" => "MÉRCIA CRISTINA"
    "autor_email" => "mercia-02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26425
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 482
    "titulo" => "ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA COM O APOIO DE SOFTWARES EDUCATIVOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre o uso da tecnologia como ferramenta didática e apresentar alguns softwares educativos para apoiar as aulas de Matemática juntamente com suas possibilidades, traçando um perfil avaliativo de cada aplicativo. Neste sentido, pretendemos com essa análise levantar dados de forma preliminar fornecendo subsídios para os professores sobre a importância de utilizar esse material no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1, verificando que tais recursos têm um grande potencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e outras habilidades, podendo ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem, atingindo uma perspectiva para a sua utilização, sendo entendido como instrumentos capazes de desenvolver atividades dinâmicas que facilitem o entendimento da disciplina e compreensão dos conhecimentos matemáticos. Além disso, tais instrumentos não precisam de um lugar fixo como salas, podendo ser baixados nos dispositivos móveis, por exemplo: smartphones, tablets, entre outros, diferentemente do modelo tradicional de ensino no quadro e giz, sem interação, o qual tinha como meta, apenas exposição de fórmulas, resolução e correção de exercícios para a fixação de maneira mecanizada dos procedimentos. Buscamos com essas informações despertar a curiosidade do professor em promover o conhecimento matemático de forma lúdica e divertida, dissociando a visão errônea de que a Matemática é uma matéria difícil caracterizada por muitos como a vilã das matérias. Constatamos que o uso de softwares educativos matemáticos é uma possibilidade de ensino e ao mesmo tempo de diversão, onde os alunos podem aprender de forma lúdica e interligada com sua vivencia diária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE EDUCATIVO, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID482_29102016124613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÉRCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS "
    "autor_nome_curto" => "MÉRCIA CRISTINA"
    "autor_email" => "mercia-02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre o uso da tecnologia como ferramenta didática e apresentar alguns softwares educativos para apoiar as aulas de Matemática juntamente com suas possibilidades, traçando um perfil avaliativo de cada aplicativo. Neste sentido, pretendemos com essa análise levantar dados de forma preliminar fornecendo subsídios para os professores sobre a importância de utilizar esse material no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1, verificando que tais recursos têm um grande potencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e outras habilidades, podendo ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem, atingindo uma perspectiva para a sua utilização, sendo entendido como instrumentos capazes de desenvolver atividades dinâmicas que facilitem o entendimento da disciplina e compreensão dos conhecimentos matemáticos. Além disso, tais instrumentos não precisam de um lugar fixo como salas, podendo ser baixados nos dispositivos móveis, por exemplo: smartphones, tablets, entre outros, diferentemente do modelo tradicional de ensino no quadro e giz, sem interação, o qual tinha como meta, apenas exposição de fórmulas, resolução e correção de exercícios para a fixação de maneira mecanizada dos procedimentos. Buscamos com essas informações despertar a curiosidade do professor em promover o conhecimento matemático de forma lúdica e divertida, dissociando a visão errônea de que a Matemática é uma matéria difícil caracterizada por muitos como a vilã das matérias. Constatamos que o uso de softwares educativos matemáticos é uma possibilidade de ensino e ao mesmo tempo de diversão, onde os alunos podem aprender de forma lúdica e interligada com sua vivencia diária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.