Esta pesquisa procurou relatar as práticas escolares com a utilização do jogo Sudoku disponível no site brasileiro “Racha Cuca”. Foi feita uma investigação-ação escolar na perspectiva qualitativa, centrada nas observações sobre as estratégias utilizadas pelos alunos quando estão jogando. Foi realizada no laboratório de informática da Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa com os alunos tendo acesso ao jogo pela internet. Esta investigação teve como objetivo avaliar se os jogos possuíam recursos para fazer mediação no processo ensino-aprendizagem de Matemática dos alunos. Seguindo essa estrutura, foram usadas 8 horas/aula com 4 encontros para os alunos realizarem o jogo no laboratório de informática da escola. Isso pode significar que, diante do jogo Sudoku, as regras impõem ao aluno uma conduta planejadora da melhor resposta, levando-o a prever e a refletir sobre quais as condicionais que estão sendo abordadas e qual o número que o aluno está escolhendo. Após certo tempo de jogo, alguns alunos corrigiram a postura de tentativa e erro e começaram a agir com mais reflexão e planejamento, como se estivessem diante de uma situação-problema, demonstrando também menos ansiedade de obter uma resposta rapidamente. Portanto, percebeu-se que o jogo Sudoku no processo ensino-aprendizagem da Matemática possui recursos que podem proporcionar ao aluno uma melhora na atenção, reflexão e planejamento de uma estratégia para a obtenção da melhor resposta diante de situações-problema.