MENDES, Genielson De Jesus Nasaré et al.. Educação financeira: uma abordagem matemática. Anais IX EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26423>. Acesso em: 23/12/2024 03:54
Este texto tem por objetivo fazer um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas no Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus São Luis/Monte Castelo. As atividades aqui relatadas – Desejos e Necessidades, Aprendendo a Usar o Cheque, Cesta Básica, Trajetória de Compras – fazem parte de um projeto sobre educação financeira realizada em uma das escolas parceiras de Ensino Fundamental – Unidade Integrada Barbosa de Godóis e Unidade de Educação Básica Senador Miguel Lins. Este relato de experiência se refere às atividades desenvolvidas na Unidade Básica Senador Miguel Lins. Este foi idealizado a partir de uma discussão durante uma reunião entre os bolsistas e a Coordenadora de Área. O objetivo deste projeto é abordar este tema no ambiente escolar, levando os alunos a refletirem sobre suas transações financeiras relacionando conteúdos matemáticos a situações de consumo do cotidiano. O desenvolvimento deste se deu em duas turmas do 7º ano (71 e 72) no ano de 2016. Ao longo das atividades os alunos se mostraram interessados nas propostas de atividades sugeridas pelos bolsistas, realizando o que foi pedido e interagindo com os demais colegas de sala. O projeto de educação financeira proporcionou, tanto aos alunos como aos bolsistas, a experiência de relacionar o conteúdo matemático com a realidade, porque essa é uma das dificuldades encontradas quando se trata do processo de ensino-aprendizagem de matemática, pois muitas vezes o conteúdo que é ensinado em sala de aula fica distante da realidade dos alunos, se tornando um conteúdo muito abstrato para a criança.