Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

« UN MATIN », DA ESCRITORA KINE KIRAMA FALL, NO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA PARA CRIANÇAS

Palavra-chaves: POESIA, LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE FLE Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26156
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "« UN MATIN », DA ESCRITORA KINE KIRAMA FALL, NO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "Sabemos que o ensino de literatura infantil é um dos caminhos que leva a criança a desenvolver e estimular a imaginação, os sentimentos e as emoções de uma forma prazerosa. Portanto, é necessário que esse ensino ocorra de forma lúdica e significativa, pois a prática de leitura de textos literários permite que o leitor, de qualquer idade, desenvolva suas capacidades, ajudando-o a encontrar soluções para alguns problemas, sobretudo de compreensão, que a leitura literária, em especial, em língua estrangeira, possa apresentar. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo reconhecer e fazer considerações sobre o ensino de poesia no âmbito do ensino da língua francesa para crianças. As nossas reflexões são originadas no poema “Un Matin”, da escritora senegalesa Kine Kirama Fall. As nossas reflexões têm base em estudos de Pinheiro (2015) que concernem aos olhares sobre a abordagem do poema em sala de aula e também em Pinheiro-Mariz (2015), que discute a problemática que subjaz no ensino de uma literatura em língua estrangeira, bem como em Naturel (1995), sobre o ensino da literatura em FLE. Nossa proposta visa a estimular a curiosidade da criança sobre o gênero literário em questão, procurando dar suporte para o desvendamento dos sentidos implícitos no poema, estimulando, dessa forma, a criatividade linguística, a partir das peculiaridades do texto, buscando também desenvolver o interesse e o hábito pela leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "POESIA, LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE FLE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID575_28072016112242.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINAH PALMEIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "TAINAH PALMEIRA"
    "autor_email" => "tainah1palmeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26156
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 575
    "titulo" => "« UN MATIN », DA ESCRITORA KINE KIRAMA FALL, NO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "Sabemos que o ensino de literatura infantil é um dos caminhos que leva a criança a desenvolver e estimular a imaginação, os sentimentos e as emoções de uma forma prazerosa. Portanto, é necessário que esse ensino ocorra de forma lúdica e significativa, pois a prática de leitura de textos literários permite que o leitor, de qualquer idade, desenvolva suas capacidades, ajudando-o a encontrar soluções para alguns problemas, sobretudo de compreensão, que a leitura literária, em especial, em língua estrangeira, possa apresentar. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo reconhecer e fazer considerações sobre o ensino de poesia no âmbito do ensino da língua francesa para crianças. As nossas reflexões são originadas no poema “Un Matin”, da escritora senegalesa Kine Kirama Fall. As nossas reflexões têm base em estudos de Pinheiro (2015) que concernem aos olhares sobre a abordagem do poema em sala de aula e também em Pinheiro-Mariz (2015), que discute a problemática que subjaz no ensino de uma literatura em língua estrangeira, bem como em Naturel (1995), sobre o ensino da literatura em FLE. Nossa proposta visa a estimular a curiosidade da criança sobre o gênero literário em questão, procurando dar suporte para o desvendamento dos sentidos implícitos no poema, estimulando, dessa forma, a criatividade linguística, a partir das peculiaridades do texto, buscando também desenvolver o interesse e o hábito pela leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "POESIA, LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE FLE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID575_28072016112242.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINAH PALMEIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "TAINAH PALMEIRA"
    "autor_email" => "tainah1palmeira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Sabemos que o ensino de literatura infantil é um dos caminhos que leva a criança a desenvolver e estimular a imaginação, os sentimentos e as emoções de uma forma prazerosa. Portanto, é necessário que esse ensino ocorra de forma lúdica e significativa, pois a prática de leitura de textos literários permite que o leitor, de qualquer idade, desenvolva suas capacidades, ajudando-o a encontrar soluções para alguns problemas, sobretudo de compreensão, que a leitura literária, em especial, em língua estrangeira, possa apresentar. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo reconhecer e fazer considerações sobre o ensino de poesia no âmbito do ensino da língua francesa para crianças. As nossas reflexões são originadas no poema “Un Matin”, da escritora senegalesa Kine Kirama Fall. As nossas reflexões têm base em estudos de Pinheiro (2015) que concernem aos olhares sobre a abordagem do poema em sala de aula e também em Pinheiro-Mariz (2015), que discute a problemática que subjaz no ensino de uma literatura em língua estrangeira, bem como em Naturel (1995), sobre o ensino da literatura em FLE. Nossa proposta visa a estimular a curiosidade da criança sobre o gênero literário em questão, procurando dar suporte para o desvendamento dos sentidos implícitos no poema, estimulando, dessa forma, a criatividade linguística, a partir das peculiaridades do texto, buscando também desenvolver o interesse e o hábito pela leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.