ROCHA, Tainah Palmeira. . Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26156>. Acesso em: 23/12/2024 03:00
Sabemos que o ensino de literatura infantil é um dos caminhos que leva a criança a desenvolver e estimular a imaginação, os sentimentos e as emoções de uma forma prazerosa. Portanto, é necessário que esse ensino ocorra de forma lúdica e significativa, pois a prática de leitura de textos literários permite que o leitor, de qualquer idade, desenvolva suas capacidades, ajudando-o a encontrar soluções para alguns problemas, sobretudo de compreensão, que a leitura literária, em especial, em língua estrangeira, possa apresentar. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo reconhecer e fazer considerações sobre o ensino de poesia no âmbito do ensino da língua francesa para crianças. As nossas reflexões são originadas no poema “Un Matin”, da escritora senegalesa Kine Kirama Fall. As nossas reflexões têm base em estudos de Pinheiro (2015) que concernem aos olhares sobre a abordagem do poema em sala de aula e também em Pinheiro-Mariz (2015), que discute a problemática que subjaz no ensino de uma literatura em língua estrangeira, bem como em Naturel (1995), sobre o ensino da literatura em FLE. Nossa proposta visa a estimular a curiosidade da criança sobre o gênero literário em questão, procurando dar suporte para o desvendamento dos sentidos implícitos no poema, estimulando, dessa forma, a criatividade linguística, a partir das peculiaridades do texto, buscando também desenvolver o interesse e o hábito pela leitura.