O processo de aprendizagem de uma nova língua tende a ser otimizado quando há um sentimento de identificação pelo objeto de estudo. Buscando despertar esse sentimento nos alunos, os professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) devem optar por materiais que possibilitem uma visão intercultural. A partir dessa ideia, elaboramos este trabalho que é um recorte do projeto “Ler pode ser divertido: a leitura literária na sala de aula de língua espanhola”, desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, o qual entende a literatura como uma ferramenta que cumpre com o papel de facilitador nas aulas de ELE. O objetivo principal é despertar o interesse pela leitura literária de maneira que os alunos compreendam o sentido dos textos, reflitam e se posicionem criticamente sobre os temas tratados. A autora María Jesús Bernal Martín (2011), destaca a importância de trabalhar com esses textos nas aulas de língua estrangeira para o desenvolvimento das competências culturais do alunado. Sendo assim, foi elaborada uma proposta didática que tem o texto “Crónica de la Ciudad de Mexico,” do Libro de los abrazos, do autor Eduardo Galeano, que aborda a temática de super-heróis. A atividade foi desenvolvida para alunos de nível B1, contemplando as quatro destrezas linguísticas (escuta, leitura, escrita e compreensão) e tem como objetivo final a produção de uma pequena narrativa. Por fim, acreditamos que é possível trabalhar com textos literários que apresentem temas que possam despertar o interesse dos alunos e que sirvam de ponto de partida para o desenvolvimento tanto da oralidade quanto da escrita, dando a oportunidade ao aluno de expressar verbalmente seu entendimento do texto e, ao mesmo tempo, promovendo a produção de uma pequena narrativa.