Não se pode negar que a literatura faz parte de um dos direitos fundamentais já adquiridos pela humanidade. Dessa forma para que ela chegue efetivamente a todos é inegável o papel que a escola e o professor tem nesse caminho a ser trilhado. Nesse sentido, este artigo tem como finalidade tratar do letramento literário, em que propomos o uso do gênero textual conto de fadas para o ensino de literatura em sala de aula, no primeiro ano do ensino médio, ao fazer isso por meio de estratégias de ensino com base na proposta de sequência básica indicada por Rildo Cosson para o ensino de literatura na Educação Básica. Não há, por tanto, como pensar em ensino de literatura sem que este esteja vinculado ao letramento, entendido também neste trabalho como prática social. Para tanto utilizamos como base teórica a OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio, 2006), documento oficial organizado pelo Ministério da Educação (MEC) para nortear o Ensino Médio; Bruno Bettelheim (1980); Coelho (2010); e Cosson (2014), visto que se trata de uma pesquisa de cunho bibliográfico, e por isso a discussão dos textos dos autores indicados. Este estudo ainda abre possibilidades de como a literatura pode ser trabalhada em sala de aula, uma vez que o ensino de literatura no Brasil ainda não atingiu os patamares desejados pelo fato de o professor não dispor de estratégias e condições para o ensino de literatura, apesar dela constituir-se como um elemento primordial para a educação e formação do indivíduo, principalmente na Educação Básica fase importante para construção e consolidação dos seus princípios humanos.