MEDEIROS, Noara Queiroz De. Dois irmãos: vivências em sala de aula. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25958>. Acesso em: 23/12/2024 03:13
Ao nos depararmos sempre com um ensino de literatura pouco incitante, aulas de literatura transformadas em instrumentos de informações (historiografia e teoria literária) e textos literários vistos como suporte para o estudo de gramática, resolvemos investigar o processo de recepção da obra Dois Irmãos, do autor amazonense Milton Hatoum numa turma de terceiro ano de uma escola pública da cidade de João Pessoa - PB. Nossa pesquisa dividiu-se em dois momentos. O primeiro, de caráter interpretativo, consistiu na leitura e análise do romance Dois Irmãos, em que procuramos observar a influência sócio-cultural (Brasil/Líbano) sofrida pelos personagens e como esse influxo transcende a barreira do emocional, da identidade e do exílio, tendo em vista serem aspectos mais marcantes na obra. O segundo momento, de caráter interventivo, consistiu no relato de uma experiência com romance hatouniano na sala de aula. A partir das sugestões apontadas pelo método recepcional (BORDINI e AGUIAR, 1998) desenvolvemos atividades de leitura que possibilitaram observar o modo de recepção e os efeitos causados pelo texto no leitor além de proporcionar o contato efetivo com a leitura do romance em sala de aula. Do ponto de vista metodológico, utilizamos o diário de leitura (MACHADO, 2007) para coletar de dados.