Este artigo visa apresentar o resultado do trabalho desenvolvido com o gênero Conto na sala de aula, proposto por um subprojeto do PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Polo Campina Grande. As aulas foram ministradas em uma turma de 2º ano médio (modalidade EJA) de uma Escola pública de Campina Grande – PB. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência desenvolvida a partir de uma sequência didática com duração de cinco aulas com o tema “Família”. Neste contexto, refletimos sobre a contribuição da leitura para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, fazendo uso do Método Recepcional adotado por Bordini & Aguiar (1993), por meio de práticas da leitura dos contos de Osman Lins "A partida" e "Elegíada". Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura e para formar leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos alunos envolvidos, favorecendo a inclusão do conto na sala de aula, bem como, estabelecendo relações com o contexto dos leitores.