Muitas são as pesquisas que demonstram que o ensino centrado no historicismo literário, com a caracterização generalizante dos estilos de época aos quais os autores estariam servilmente associados, pouco forma o leitor crítico. Em busca da formação de leitores, sobretudo a partir do letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009; COSSON, 2009, 2014), as obras devem constituir lugar fundamental nas aulas de Literatura, transformando-se em espaço de debates e de troca de experiências. Para isso, é imprescindível incluir no cardápio da leitura na escola uma variedade de gêneros literários, dentre os quais destacamos o conto, que chama a atenção por ser uma narrativa breve e concisa, acessível, portanto, para a sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência de aperfeiçoamento de leitura e escrita por meio de trabalho concebido com o gênero conto nas aulas de Literatura, com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, da cidade de Emas, Paraíba. Realizado por meio de pesquisa-ação, durante os 2º e 3º bimestres de 2016, os alunos participantes do projeto envolveram-se em diversas atividades, desde a leitura e análise de contos diversos da literatura brasileira, até a produção de um livro de contos escritos pelos próprios estudantes. Pretende-se, além de apresentar o relato da experiência, refletir sobre o papel do conto na formação do leitor, evidenciando os resultados preliminares do projeto, visíveis através do interesse e da criticidade discentes, e das habilidades linguísticas demonstradas nas produções realizadas.