Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

QUEM CONTA UM CONTO ESCREVE OUTRO CONTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO LEITOR, LETRAMENTO LITERÁRIO, CONTO Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26102
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 282
    "titulo" => "QUEM CONTA UM CONTO ESCREVE OUTRO CONTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Muitas são as pesquisas que demonstram que o ensino centrado no historicismo literário, com a caracterização generalizante dos estilos de época aos quais os autores estariam servilmente associados, pouco forma o leitor crítico. Em busca da formação de leitores, sobretudo a partir do letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009; COSSON, 2009, 2014), as obras devem constituir lugar fundamental nas aulas de Literatura, transformando-se em espaço de debates e de troca de experiências. Para isso, é imprescindível incluir no cardápio da leitura na escola uma variedade de gêneros literários, dentre os quais destacamos o conto, que chama a atenção por ser uma narrativa breve e concisa, acessível, portanto, para a sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência de aperfeiçoamento de leitura e escrita por meio de trabalho concebido com o gênero conto nas aulas de Literatura, com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, da cidade de Emas, Paraíba. Realizado por meio de pesquisa-ação, durante os 2º e 3º bimestres de 2016, os alunos participantes do projeto envolveram-se em diversas atividades, desde a leitura e análise de contos diversos da literatura brasileira, até a produção de um livro de contos escritos pelos próprios estudantes. Pretende-se, além de apresentar o relato da experiência, refletir sobre o papel do conto na formação do leitor, evidenciando os resultados preliminares do projeto, visíveis através do interesse e da criticidade discentes, e das habilidades linguísticas demonstradas nas produções realizadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, LETRAMENTO LITERÁRIO, CONTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID282_22072016153856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO MACEDO DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "CEIÇA FREITAS"
    "autor_email" => "iano_emas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26102
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 282
    "titulo" => "QUEM CONTA UM CONTO ESCREVE OUTRO CONTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Muitas são as pesquisas que demonstram que o ensino centrado no historicismo literário, com a caracterização generalizante dos estilos de época aos quais os autores estariam servilmente associados, pouco forma o leitor crítico. Em busca da formação de leitores, sobretudo a partir do letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009; COSSON, 2009, 2014), as obras devem constituir lugar fundamental nas aulas de Literatura, transformando-se em espaço de debates e de troca de experiências. Para isso, é imprescindível incluir no cardápio da leitura na escola uma variedade de gêneros literários, dentre os quais destacamos o conto, que chama a atenção por ser uma narrativa breve e concisa, acessível, portanto, para a sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência de aperfeiçoamento de leitura e escrita por meio de trabalho concebido com o gênero conto nas aulas de Literatura, com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, da cidade de Emas, Paraíba. Realizado por meio de pesquisa-ação, durante os 2º e 3º bimestres de 2016, os alunos participantes do projeto envolveram-se em diversas atividades, desde a leitura e análise de contos diversos da literatura brasileira, até a produção de um livro de contos escritos pelos próprios estudantes. Pretende-se, além de apresentar o relato da experiência, refletir sobre o papel do conto na formação do leitor, evidenciando os resultados preliminares do projeto, visíveis através do interesse e da criticidade discentes, e das habilidades linguísticas demonstradas nas produções realizadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, LETRAMENTO LITERÁRIO, CONTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID282_22072016153856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO MACEDO DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "CEIÇA FREITAS"
    "autor_email" => "iano_emas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Muitas são as pesquisas que demonstram que o ensino centrado no historicismo literário, com a caracterização generalizante dos estilos de época aos quais os autores estariam servilmente associados, pouco forma o leitor crítico. Em busca da formação de leitores, sobretudo a partir do letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009; COSSON, 2009, 2014), as obras devem constituir lugar fundamental nas aulas de Literatura, transformando-se em espaço de debates e de troca de experiências. Para isso, é imprescindível incluir no cardápio da leitura na escola uma variedade de gêneros literários, dentre os quais destacamos o conto, que chama a atenção por ser uma narrativa breve e concisa, acessível, portanto, para a sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência de aperfeiçoamento de leitura e escrita por meio de trabalho concebido com o gênero conto nas aulas de Literatura, com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, da cidade de Emas, Paraíba. Realizado por meio de pesquisa-ação, durante os 2º e 3º bimestres de 2016, os alunos participantes do projeto envolveram-se em diversas atividades, desde a leitura e análise de contos diversos da literatura brasileira, até a produção de um livro de contos escritos pelos próprios estudantes. Pretende-se, além de apresentar o relato da experiência, refletir sobre o papel do conto na formação do leitor, evidenciando os resultados preliminares do projeto, visíveis através do interesse e da criticidade discentes, e das habilidades linguísticas demonstradas nas produções realizadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.