No ano de 2013, conforme consta no site do MEC, o FNDE, através do Programa Nacional de PNBE disponibilizou, para as escolas do Ensino Médio, três acervos contendo obras da literatura brasileira e universal, com 60 títulos cada. Entre essas obras, têm-se livros de diversos gêneros literários, como crônica, novela, romance, bibliografia, teatro, poema, livros de imagens, histórias em quadrinhos, entre outros. Para esse trabalho, elegemos, como corpus, dois livros de poemas da literatura africana de língua portuguesa: Há prendizagens com o xão, de Ondjaki, e Poesia africana de língua portuguesa - Antologia , organizada por Maria Alexandre Dáskalos, Livia Apas e Arlindo. O nosso objetivo é analisar os textos com vistas a verificar as temáticas e os procedimentos estéticos utilizados que contribuem para a afirmação da poeticidade africana desenvolvida nos cinco países de língua portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. O estudo apresenta, num primeiro momento, considerações sobre a importância da literatura africana de países de língua portuguesa no PNBE e no Ensino Médio, passando a enfocar, em seguida, peculiaridades da poesia inscrita nas nacionalidades mencionadas anteriormente, que possibilitam ao leitor uma experiência poética e cultural diferenciada. Ao longo da leitura, percebeu-se que o simbolismo poético que configura o imaginário africano emblemado nos textos de nossa seleção tem como fio condutor os seguintes elementos: superposição de gêneros, recortes da memória e da infância, intertextualidade e oralidade, para a escrita de Ondjaki, e (re)configuração da identidade e nacionalismo, manifesta na multiplicidade de textos da Antologia.