Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O TEXTO LITERÁRIO EM AULA DE FLE PARA CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE UM CAMINHO POSSÍVEL

Palavra-chaves: FLE PARA CRIANÇAS, TEXTO LITERÁRIO, REFLEXÕES Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26080
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 577
    "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO EM AULA DE FLE PARA CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE UM CAMINHO POSSÍVEL"
    "resumo" => "Resumo: É indispensável que desde a graduação o professor de língua estrangeira (LE) reflita sobre o ensino/aprendizagem e busque soluções práticas para que tal processo ocorra de maneira satisfatória. Nesse sentido, vemos o texto literário como um caminho plausível para o ensino da LE em conjunto com a literatura, a fim de favorecer a não dissociação entre estas áreas do conhecimento, como acreditamos que deve ser. Ao pensarmos especificamente no ensino do francês como língua estrangeira (FLE) para crianças, nos questionamos sobre qual a influência e importância do texto literário para um ensino de língua eficaz e, portanto, para respondemos a tal questionamento, apresentamos neste trabalho reflexões teóricas acerca da eficácia da presença do texto literário no ensino/ aprendizagem da língua francesa em contexto exolíngue, além da sua importância para o desenvolvimento da criança em diferentes áreas. Para tanto, nos baseamos em estudos de pesquisadores como Poslaniec (2002), Vanthier (2009), Sumiya, Gotti e Rochebois (2013), Rocha (2007), Silva (2013), Pinheiro-Mariz (2007; 2011). Além disso, apresentamos neste trabalho exemplos de textos literários em língua francesa que podem ser utilizados pelo professor de FLE para propiciar aos seus alunos uma melhor aprendizagem da língua. Os resultados iniciais apontam para o texto literário como um caminho especial para o ensino/aprendizagem do FLE, uma vez que possibilita ao estudante um aprendizado que vai além da língua, compreendendo valores éticos, morais e conhecimentos culturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "FLE PARA CRIANÇAS, TEXTO LITERÁRIO, REFLEXÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID577_15072016114727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DE NORMANDO LIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianalira3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26080
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 577
    "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO EM AULA DE FLE PARA CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE UM CAMINHO POSSÍVEL"
    "resumo" => "Resumo: É indispensável que desde a graduação o professor de língua estrangeira (LE) reflita sobre o ensino/aprendizagem e busque soluções práticas para que tal processo ocorra de maneira satisfatória. Nesse sentido, vemos o texto literário como um caminho plausível para o ensino da LE em conjunto com a literatura, a fim de favorecer a não dissociação entre estas áreas do conhecimento, como acreditamos que deve ser. Ao pensarmos especificamente no ensino do francês como língua estrangeira (FLE) para crianças, nos questionamos sobre qual a influência e importância do texto literário para um ensino de língua eficaz e, portanto, para respondemos a tal questionamento, apresentamos neste trabalho reflexões teóricas acerca da eficácia da presença do texto literário no ensino/ aprendizagem da língua francesa em contexto exolíngue, além da sua importância para o desenvolvimento da criança em diferentes áreas. Para tanto, nos baseamos em estudos de pesquisadores como Poslaniec (2002), Vanthier (2009), Sumiya, Gotti e Rochebois (2013), Rocha (2007), Silva (2013), Pinheiro-Mariz (2007; 2011). Além disso, apresentamos neste trabalho exemplos de textos literários em língua francesa que podem ser utilizados pelo professor de FLE para propiciar aos seus alunos uma melhor aprendizagem da língua. Os resultados iniciais apontam para o texto literário como um caminho especial para o ensino/aprendizagem do FLE, uma vez que possibilita ao estudante um aprendizado que vai além da língua, compreendendo valores éticos, morais e conhecimentos culturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "FLE PARA CRIANÇAS, TEXTO LITERÁRIO, REFLEXÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID577_15072016114727.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DE NORMANDO LIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianalira3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Resumo: É indispensável que desde a graduação o professor de língua estrangeira (LE) reflita sobre o ensino/aprendizagem e busque soluções práticas para que tal processo ocorra de maneira satisfatória. Nesse sentido, vemos o texto literário como um caminho plausível para o ensino da LE em conjunto com a literatura, a fim de favorecer a não dissociação entre estas áreas do conhecimento, como acreditamos que deve ser. Ao pensarmos especificamente no ensino do francês como língua estrangeira (FLE) para crianças, nos questionamos sobre qual a influência e importância do texto literário para um ensino de língua eficaz e, portanto, para respondemos a tal questionamento, apresentamos neste trabalho reflexões teóricas acerca da eficácia da presença do texto literário no ensino/ aprendizagem da língua francesa em contexto exolíngue, além da sua importância para o desenvolvimento da criança em diferentes áreas. Para tanto, nos baseamos em estudos de pesquisadores como Poslaniec (2002), Vanthier (2009), Sumiya, Gotti e Rochebois (2013), Rocha (2007), Silva (2013), Pinheiro-Mariz (2007; 2011). Além disso, apresentamos neste trabalho exemplos de textos literários em língua francesa que podem ser utilizados pelo professor de FLE para propiciar aos seus alunos uma melhor aprendizagem da língua. Os resultados iniciais apontam para o texto literário como um caminho especial para o ensino/aprendizagem do FLE, uma vez que possibilita ao estudante um aprendizado que vai além da língua, compreendendo valores éticos, morais e conhecimentos culturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.