A Literatura é um dos pilares das aulas de Língua Portuguesa, que tem como um dos principais objetivos contribuir para o desenvolvimento do aluno-leitor. Mas, conseguir prender a atenção dos discentes nas aulas de leitura é um desafio enfrentado por muitos professores. A leitura por prazer contribui não só para o desenvolvimento intelectual dentro da escola, mas também para o aprimoramento das capacidades cognitivas fora do âmbito acadêmico. Nessa perspectiva, um fator é indispensável, a escolha dos textos, pois ela pode ser a chave entre conseguir ou não a atenção do aluno. A escolha de textos que despertem a curiosidade dos leitores pode ser a chave para o desenvolvimento da leitura por fruição. Nesta perspectiva, este artigo apresenta os resultados obtidos através de uma sequência didática de literatura, aplicada em uma turma de 1º ano do ensino médio, na Escola E. E. F. M. Profº Raul Córdula, na cidade de Campina Grande –PB. De maneira específica, apresenta-se a contribuição do gênero Conto de terror para o desenvolvimento da leitura por prazer, bem como as contribuições das narrativas curtas para o estudo da literatura de maneira contextualizada. Na sequencia didática previamente elaborada foram utilizados os contos contemporâneos da autora Rosa Amanda Strawsz, publicados no livro “Sete ossos e uma maldição”, para as reflexões empreendidas a cerca das atividades realizadas estão presentes autores como: Candido (1995), Cosson (2009) e Michelleti (2006), principalmente no que toca ao letramento literário e ao estudo das narrativas curtas na sala de aula.