Este é um pequeno recorte, de nossa pesquisa de dissertação, que teve como principal objetivo investigar o tratamento dado aos poemas, presentes em livros didáticos, ao longo de três décadas (anos 80, 90 do século XX, e início do século XXI). O embasamento teórico que norteou nossa pesquisa foi composto através de reflexões de autores como: Paixão (1991) e Pound (1976); acerca da relação entre poesia e ensino, refletimos sobre as considerações de Soares (2001), Pinheiro (2001), Zilbermam (2003), Coelho (1991), Cademartori (1991), Bordini (1986) e Averbuck (1982). E de análise do corpus, além do suporte anteriormente citado, lançamos mão dos PCN’s e de estudos sobre livros didáticos. Constatamos que na década de 80, os exercícios sobre os poemas buscavam predominantemente a abordagem de caráter pragmático. Na década seguinte, os livros examinados apresentaram um pequeno aumento na quantidade e na qualidade estética dos poemas, apesar da abordagem aplicada não mostrar nenhuma mudança significativa, comparada aos exercícios anteriormente analisados. Já no início do século XXI, há maior quantidade e a qualidade dos poemas, embora os exercícios ainda não tenham uma abordagem significativa.