O livro didático de Inglês do Ensino Médio é um aliado importantíssimo no processo de ensino-aprendizagem, pois ele orienta o trabalho do professor, além de funcionar como subsídio para estudo dos alunos, direcionando os conteúdos e as atividades a serem realizadas. Este trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa em andamento. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é investigar a presença do texto literário no livro didático de inglês, visto que este é uma ferramenta importante na formação de leitores, além de sensibilizar os aprendizes a partir de reflexões sobre os aspectos culturais e sociais que promovam a formação do indivíduo também como cidadão e ampliem o seu conhecimento de mundo. Para isso, refletiremos acerca da associação do texto literário e o ensino de línguas estrangeiras, ponderando acerca das contribuições que o texto literário pode trazer para o ensino de língua inglesa. Assim, esta pesquisa configura-se como pesquisa documental posto que verificará a presença da literatura no livro didático público de Língua Inglesa (2013) distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático para escolas públicas do estado do Ceará, no triênio em curso.