A Literatura é uma manifestação artística expressa através da palavra que emociona as pessoas e leva-as a refletirem através dos textos literários em diversos gêneros, seja: lírico, narrativo ou dramático; e nas suas duas formas: em prosa ou em verso. Esta constitui as suas produções com artifícios engenhosos com o escopo de recriar a realidade sem descaracterizar seu intento artístico. Evidentemente, ela consiste numa excelência de conhecimento que tem a intenção da universalidade, contudo, depara-se, no âmbito escolar, com textos e procedimentos escolares que se sobressai pela fragmentação e fracionamento limitado. A partir deste pressuposto, este trabalho tem por objetivo reconhecer e analisar os componentes artísticos nos seus mais variados segmentos (cinema, músicas, pinturas e quaisquer meios de expressão artística), existentes nos textos literários. O vertente artigo trata do ensino da literatura fazendo um paralelo com outras artes, tendo em vista que as narrativas literárias possam inter-relacionar-se com outros saberes. Nesta perspectiva, a literatura oportuniza a articulação com outras linguagens artísticas, bem como possibilita a interdisciplinaridade com outros campos de conhecimento. Destarte, reputa-se relevante incorporar estes ao ensino da Literatura. Por isso, o seu discurso literário pode interagir com outras artes, contribuindo para a formação do leitor que é despertada no contexto escolar e acontece em extenso período de tempo. Logo, a literatura é universal, visto que nela proferem-se os sentimentos das pessoas e dos grupos na arte. Buscamos bases teóricas que fossem apropriadas para subsidiar esta pesquisa, perscrutando os teóricos: Cândido (1970), Coutinho (2004), Guido (2004) Casanova (2006), dentre outros.