O presente trabalho busca analisar como se dá o ensino de literatura em uma instituição de rede pública estadual, situada na cidade de Rio Tinto – PB. Esta pesquisa surgiu a partir do estágio supervisionado obrigatório, vinculado à Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no qual foi observada a ausência da Literatura enquanto conteúdo disciplinar, apesar de os gêneros literários figurarem no material didático. Partimos da experiência vivenciada nesse ambiente socioeducacional de aprendizagem, na tentativa de compreender lacunas e/ou dificuldades no trato com o texto literário, bem como no ensino de literatura na referida escola. Os processos metodológicos fundamentais à realização desta pesquisa partem das abordagens quantitativas e qualitativas, para as quais serão aplicados questionários e fichas de observação, respectivamente. De posse desse material, faremos a estruturação dos dados gerados, considerando os dizeres dos alunos e o professor de Língua Portuguesa, em consonância com o aporte teórico-crítico de Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2010), Colomer (2012), Pinheiro e Nóbrega (2007), entre outros que sistematizam as discussões da literatura e seu ensino. O processo também contará com a sequência didático-básica, esta será aplicada apenas com os discentes, como instrumento sistematizador de apresentação do texto literário em sala de aula. Nessa perspectiva, o estudo se propõe, também, destacar estratégias que poderão mediar a aprendizagem do educando com metodologias alternativas, tanto para introduzi-lo no meio escolar como sujeito social, como também, para fazer com que o ensino da literatura seja compreendido pelo aluno como parte relevante à aprendizagem, permitindo assim, examinar a necessidade de estudo de cada aluno envolvido com o ensino da literatura.