Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A INTER-RELAÇÃO DAS ARTES E A LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Palavra-chaves: ARTE, CINEMA, MÚSICA, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25856
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 661
    "titulo" => "A INTER-RELAÇÃO DAS ARTES E A LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino da Literatura através da inter-relação das artes. Compreendendo a análise arte – literatura abordada em Gouveia (2014), entendemos que assim como afirma Todorov (2009) ao ratificar a importância dos métodos para se trabalhar a Literatura desde que sejam meios e não fins em si mesmos, pudemos então utilizar do cinema e da música como ponte para a preparação da leitura literária. Diante de centenas de discussões já existentes sobre a dificuldade de se trabalhar a Literatura na escola, trazemos aqui uma proposta que busca ajudar, instigar e contribuir com resultados positivos na prática da sala de aula. Tomamos também como referencial as observações de Bamberger (1975) que já naquela época fazia relevante reflexão sobe o exercício da leitura, oferecendo significativa contribuição para a efetivação da leitura na sala de aula e no espaço escolar. Trazemos então reflexões da nossa prática como contribuição para o exercício docente e aproveitamento discente, para a “arte” e em nome da “arte” (do conceito aqui compreendido como arte)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "ARTE, CINEMA, MÚSICA, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID661_22072016223908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANALIDE MINÉIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANALIDE MINÉIA"
    "autor_email" => "analidemineia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25856
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 661
    "titulo" => "A INTER-RELAÇÃO DAS ARTES E A LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino da Literatura através da inter-relação das artes. Compreendendo a análise arte – literatura abordada em Gouveia (2014), entendemos que assim como afirma Todorov (2009) ao ratificar a importância dos métodos para se trabalhar a Literatura desde que sejam meios e não fins em si mesmos, pudemos então utilizar do cinema e da música como ponte para a preparação da leitura literária. Diante de centenas de discussões já existentes sobre a dificuldade de se trabalhar a Literatura na escola, trazemos aqui uma proposta que busca ajudar, instigar e contribuir com resultados positivos na prática da sala de aula. Tomamos também como referencial as observações de Bamberger (1975) que já naquela época fazia relevante reflexão sobe o exercício da leitura, oferecendo significativa contribuição para a efetivação da leitura na sala de aula e no espaço escolar. Trazemos então reflexões da nossa prática como contribuição para o exercício docente e aproveitamento discente, para a “arte” e em nome da “arte” (do conceito aqui compreendido como arte)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "ARTE, CINEMA, MÚSICA, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID661_22072016223908.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANALIDE MINÉIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANALIDE MINÉIA"
    "autor_email" => "analidemineia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino da Literatura através da inter-relação das artes. Compreendendo a análise arte – literatura abordada em Gouveia (2014), entendemos que assim como afirma Todorov (2009) ao ratificar a importância dos métodos para se trabalhar a Literatura desde que sejam meios e não fins em si mesmos, pudemos então utilizar do cinema e da música como ponte para a preparação da leitura literária. Diante de centenas de discussões já existentes sobre a dificuldade de se trabalhar a Literatura na escola, trazemos aqui uma proposta que busca ajudar, instigar e contribuir com resultados positivos na prática da sala de aula. Tomamos também como referencial as observações de Bamberger (1975) que já naquela época fazia relevante reflexão sobe o exercício da leitura, oferecendo significativa contribuição para a efetivação da leitura na sala de aula e no espaço escolar. Trazemos então reflexões da nossa prática como contribuição para o exercício docente e aproveitamento discente, para a “arte” e em nome da “arte” (do conceito aqui compreendido como arte).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.