Este trabalho é um recorte da minha dissertação “Da sala de aula ao blog: caminhos para a leitura de poemas” defendida em 2012 pelo Posle UFCG. É uma experiência de leitura de poemas em blogs. Discutimos questões sobre leitura, letramento digital e literário no contexto das tecnologias, refletindo sobre a relação entre o suporte eletrônico e a literatura. Objetivamos responder ao seguinte questionamento: “Quais as práticas de leitura literária dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola pública no contexto digital?”. Temos como objetivo geral investigar contribuições do suporte eletrônico para a leitura literária de poemas e para a formação de leitores e os específicos em descrever e observar o modo esses alunos interagem no suporte digital a partir dos blogs. Utilizamos como coleta de dados um questionário semi-estruturado e o próprio blog criado p análise da interação dos alunos. Essa experiência nos revelou a falta de letramento digital desses adolescentes frente ao suporte eletrônico, como também, o distanciamento com o texto literário. Como referenciais teóricos, apoiamo-nos em Martins (l982), Soares (2002/ 2003/ 2004), Cosson (2006), que abordam questões voltadas para letramento, letramento digital e o letramento literário; Assumpção (2008), Freitas (2003) Lévy (2004/2010) e Martins (2006), voltados para a tecnologia digital e a relação da leitura literária no suporte digital; Candido (1995), Jouve (2002), sobre leitura e a literatura;