CRUZ, Jacilene De Oliveira et al.. Seis vezes lucas: da leitura crítica à sala de aula. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26121>. Acesso em: 22/12/2024 23:55
A obra de Lygia Bojunga Nunes se constitui numa das mais importantes de nossa literatura infanto-juvenil contemporânea. Esta comunicação pretende realizar uma análise literária do livro “Seis vezes Lucas”, de Lygia Bojunga Nunes. A obra foi publicada no ano de 1995 e possui características do gênero literatura juvenil. A narrativa é dividida em seis capítulos e cada um narra uma situação vivenciada pelo protagonista “Lucas”. Nesta história, encontram-se em evidência temas como o medo, o conflito interno e identitário do indivíduo na infância, o relacionamento entre pais e filhos e a desagregação e fragmentação familiar. Analisaremos os personagens, o enredo e as temáticas apontadas anteriormente, com base em Brait (1985), Zilberman (1984) e Sandroni (1987). Por fim, proporemos algumas atividades para sala de aula das primeiras séries do ensino fundamental, baseados em Cosson (2006), Colomer (2007) e Rouxel (2014).