O trabalho que ora apresento tem por objetivo trazer à baila discussões acerca da formação do leitor literário em contexto de ampliação de tecnologias e de produções literárias em novos suportes. Como ponto organizador desta proposta, ponho a obra nome (ANTUNES, A. 1993), bem como a experiência de mediação literária com a obra (no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado, realizado numa escola pública federal do estado de Pernambuco) destacando – para além do caráter inovador e agregador em aspectos de ciberespaço – o uso de diferentes linguagens artistas e a contemporanização do conceito verbivocovisual. Assim, a metodologia desta proposta felicita-se por (i) trazer em seu bojo o trabalho com uma obra no seio da literatura contemporânea, pensada e produzida a partir do código digital; (ii) propor caminhos de análise literária em interface com as artes visuais e a canção, sobretudo, para se chegar à formação de leitores literários capazes de fruir e relacionar as linguagens artística na apreciação de uma obra literária; (iii) tencionar possibilidades de ensino de literatura em vias de uma concepção sincrônica, de modo que compreenda a relação entre os movimentos literários e as antecipações que a poesia concreta tem para a produção de Antunes. Como ponto referencial, este trabalho recorrerá à Teoria da Poesia Concreta (CAMPOS, A. et al. 2014), como ponto de se compreender a atuação contemporanizante realizada pelo supracitado Antunes, buscando base em Katherine Hayles (2009) que versa acerca da produção literária em vias eletrônica, chegando às percepções de Ivanda Martins (2005) como antecipadora de uma discussão acerca da mediação da leitura literária em contexto de novas tecnologias. Logo, esta proposta faz-se importante por congregar ensino e pesquisa, num contexto de extensão, apresentando resultados de um trabalho que se mostrou feliz em seus alcances, haja vista a recepção do alunado envolvido e a fecundidade da obra escolhida no alcance cerne aqui posto: formar leitores críticos-reflexivos, capazes de apreciar obras em literárias em novos espaços e relacionar as linguagens artísticas que compõem o corpo em literatura.