Resumo:
A relevância de um trabalho com o texto literário em que as atividades de leitura se inserem nas práticas sociais concentra-se na possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura e de favorecer a formação do sujeito-leitor, o qual se torna ativo, capaz de compreender o contexto em que vive e, assim, modificá-lo. Nesta perspectiva, a escola é um espaço que deve oportunizar o encontro do aluno com o texto literário de modo a formar leitores capazes de reconhecer as particularidades e os sentidos das construções literárias. Não obstante, utilizar uma prática significativa, sem que haja uma “escolarização” equivocada da literatura, contribui, sobretudo, para a reflexão sobre temas de relevância social, a exemplo das identidades de gênero em diversas sociedades. Pensar no papel da mulher é pensar, inclusive, sobre as diferentes identidades que configuram o espaço escolar e, sendo assim, o tema necessita ser discutido, inclusive sob a ótica literária. Neste sentido, este artigo apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com o 3ºano do Ensino Médio da Escola Cícero Severo Lopes, em São Domingos, Paraíba, onde foram aplicadas oficinas de leitura a partir do romance “Meio sol amarelo”, da autora Chimamanda Adichie, com vistas a suscitar a busca pela compreensão dos sentidos construídos na leitura da obra e as possíveis relações interculturais entre esses e a realidade do aluno. No decorrer das oficinas, nos círculos de leitura, foram promovidos momentos de discussão sobre identidade feminina. Serviram como aporte teórico os autores: COSSON (2007), DAVI (2013), BORDINI (1993), LOURO (2013), entre outros.