Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

GÊNERO, LITERATURA E SALA DE AULA: DISCUTINDO A IDENTIDADE FEMININA PRESENTE EM “MEIO SOL AMARELO”, DE CHIMAMANDA ADICHIE.

Palavra-chaves: TEXTO LITERÁRIO, SUJEITO-LEITOR, IDENTIDADE FEMININA, CHIMAMANDA ADICHIE, CHIMAMANDA ADICHIE Comunicação Oral (CO) GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25979
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 300
    "inscrito_id" => 813
    "titulo" => "GÊNERO, LITERATURA E SALA DE AULA: DISCUTINDO A IDENTIDADE FEMININA PRESENTE EM “MEIO SOL AMARELO”, DE CHIMAMANDA ADICHIE."
    "resumo" => """
      Resumo: \r\n
      A relevância de um trabalho com o texto literário em que as atividades de leitura se inserem nas práticas sociais concentra-se na possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura e de favorecer a formação do sujeito-leitor, o qual se torna ativo, capaz de compreender o contexto em que vive e, assim, modificá-lo. Nesta perspectiva, a escola é um espaço que deve oportunizar o encontro do aluno com o texto literário de modo a formar leitores capazes de reconhecer as particularidades e os sentidos das construções literárias. Não obstante, utilizar uma prática significativa, sem que haja uma “escolarização” equivocada da literatura, contribui, sobretudo, para a reflexão sobre temas de relevância social, a exemplo das identidades de gênero em diversas sociedades. Pensar no papel da mulher é pensar, inclusive, sobre as diferentes identidades que configuram o espaço escolar e, sendo assim, o tema necessita ser discutido, inclusive sob a ótica literária. Neste sentido, este artigo apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com o 3ºano do Ensino Médio da Escola Cícero Severo Lopes, em São Domingos, Paraíba, onde foram aplicadas oficinas de leitura a partir do romance “Meio sol amarelo”, da autora Chimamanda Adichie, com vistas a suscitar a busca pela compreensão dos sentidos construídos na leitura da obra e as possíveis relações interculturais entre esses e a realidade do aluno. No decorrer das oficinas, nos círculos de leitura, foram promovidos momentos de discussão sobre identidade feminina. Serviram como aporte teórico os autores: COSSON (2007), DAVI (2013), BORDINI (1993), LOURO (2013), entre outros.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, SUJEITO-LEITOR, IDENTIDADE FEMININA, CHIMAMANDA ADICHIE, CHIMAMANDA ADICHIE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA15_ID813_24072016154801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CELMA VIEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "mcelmavieira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CFP CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25979
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 300
    "inscrito_id" => 813
    "titulo" => "GÊNERO, LITERATURA E SALA DE AULA: DISCUTINDO A IDENTIDADE FEMININA PRESENTE EM “MEIO SOL AMARELO”, DE CHIMAMANDA ADICHIE."
    "resumo" => """
      Resumo: \r\n
      A relevância de um trabalho com o texto literário em que as atividades de leitura se inserem nas práticas sociais concentra-se na possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura e de favorecer a formação do sujeito-leitor, o qual se torna ativo, capaz de compreender o contexto em que vive e, assim, modificá-lo. Nesta perspectiva, a escola é um espaço que deve oportunizar o encontro do aluno com o texto literário de modo a formar leitores capazes de reconhecer as particularidades e os sentidos das construções literárias. Não obstante, utilizar uma prática significativa, sem que haja uma “escolarização” equivocada da literatura, contribui, sobretudo, para a reflexão sobre temas de relevância social, a exemplo das identidades de gênero em diversas sociedades. Pensar no papel da mulher é pensar, inclusive, sobre as diferentes identidades que configuram o espaço escolar e, sendo assim, o tema necessita ser discutido, inclusive sob a ótica literária. Neste sentido, este artigo apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com o 3ºano do Ensino Médio da Escola Cícero Severo Lopes, em São Domingos, Paraíba, onde foram aplicadas oficinas de leitura a partir do romance “Meio sol amarelo”, da autora Chimamanda Adichie, com vistas a suscitar a busca pela compreensão dos sentidos construídos na leitura da obra e as possíveis relações interculturais entre esses e a realidade do aluno. No decorrer das oficinas, nos círculos de leitura, foram promovidos momentos de discussão sobre identidade feminina. Serviram como aporte teórico os autores: COSSON (2007), DAVI (2013), BORDINI (1993), LOURO (2013), entre outros.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "TEXTO LITERÁRIO, SUJEITO-LEITOR, IDENTIDADE FEMININA, CHIMAMANDA ADICHIE, CHIMAMANDA ADICHIE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA15_ID813_24072016154801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CELMA VIEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SANTOS"
    "autor_email" => "mcelmavieira@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CFP CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Resumo: A relevância de um trabalho com o texto literário em que as atividades de leitura se inserem nas práticas sociais concentra-se na possibilidade de desenvolver o gosto pela leitura e de favorecer a formação do sujeito-leitor, o qual se torna ativo, capaz de compreender o contexto em que vive e, assim, modificá-lo. Nesta perspectiva, a escola é um espaço que deve oportunizar o encontro do aluno com o texto literário de modo a formar leitores capazes de reconhecer as particularidades e os sentidos das construções literárias. Não obstante, utilizar uma prática significativa, sem que haja uma “escolarização” equivocada da literatura, contribui, sobretudo, para a reflexão sobre temas de relevância social, a exemplo das identidades de gênero em diversas sociedades. Pensar no papel da mulher é pensar, inclusive, sobre as diferentes identidades que configuram o espaço escolar e, sendo assim, o tema necessita ser discutido, inclusive sob a ótica literária. Neste sentido, este artigo apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com o 3ºano do Ensino Médio da Escola Cícero Severo Lopes, em São Domingos, Paraíba, onde foram aplicadas oficinas de leitura a partir do romance “Meio sol amarelo”, da autora Chimamanda Adichie, com vistas a suscitar a busca pela compreensão dos sentidos construídos na leitura da obra e as possíveis relações interculturais entre esses e a realidade do aluno. No decorrer das oficinas, nos círculos de leitura, foram promovidos momentos de discussão sobre identidade feminina. Serviram como aporte teórico os autores: COSSON (2007), DAVI (2013), BORDINI (1993), LOURO (2013), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.