Durante um longo período da história da literatura infantil, as ilustrações foram tratadas pelos professores como um adereço de exemplificação do texto escrito. Nos últimos anos, um novo olhar passou a voltar-se para o texto literário ilustrado, passando a ser entendido como importante elemento para o processo de aprendizagem dos pequenos leitores, inclusive, apresentando aos professores inúmeras possibilidades de ensino através de (re)leituras que não se limitam ao processo de decodificação do texto. Dessa forma, reconhecemos a importância da presença do texto visual em sala de aula, mas entendemos que para que essa literatura se consolide entre os anos iniciais, do ensino fundamental, é imprescindível que os professores, mediadores da leitura, compreendam a função dessa literatura, bem como suas contribuições para o processo de formação leitora de seus alunos. É sob essa perspectiva que o trabalho objetiva apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida pelo Prolicen intitulado “Universidade e Escola: Literatura nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental?”, o qual através da realização de oficinas com os professores da escola Dr. José Maria no município de Pilar/PB, buscou apresentar sugestões de práticas metodológicas que visaram contribuir para a propagação da leitura do texto visual em sala de aula, particularmente das obras literária de Eva Furnari. É sob esse olhar, que propomos realizar discussões e reflexões sobre o espaço da literatura infantil em sala de aula. Para tanto, buscamos um suporte teórico através das leituras de Zilberman (1987); Camargo (1995); Faria (2004) e Ramos (2011).