LITERATURA INFANTIL E ILUSTRAÇÃO: A MULTIPLICIDADE DE LEITURAS ATRAVÉS DOS LIVROS DE IMAGENS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26022 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E ILUSTRAÇÃO: A MULTIPLICIDADE DE LEITURAS ATRAVÉS DOS LIVROS DE IMAGENS" "resumo" => "Durante um longo período da história da literatura infantil, as ilustrações foram tratadas pelos professores como um adereço de exemplificação do texto escrito. Nos últimos anos, um novo olhar passou a voltar-se para o texto literário ilustrado, passando a ser entendido como importante elemento para o processo de aprendizagem dos pequenos leitores, inclusive, apresentando aos professores inúmeras possibilidades de ensino através de (re)leituras que não se limitam ao processo de decodificação do texto. Dessa forma, reconhecemos a importância da presença do texto visual em sala de aula, mas entendemos que para que essa literatura se consolide entre os anos iniciais, do ensino fundamental, é imprescindível que os professores, mediadores da leitura, compreendam a função dessa literatura, bem como suas contribuições para o processo de formação leitora de seus alunos. É sob essa perspectiva que o trabalho objetiva apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida pelo Prolicen intitulado “Universidade e Escola: Literatura nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental?”, o qual através da realização de oficinas com os professores da escola Dr. José Maria no município de Pilar/PB, buscou apresentar sugestões de práticas metodológicas que visaram contribuir para a propagação da leitura do texto visual em sala de aula, particularmente das obras literária de Eva Furnari. É sob esse olhar, que propomos realizar discussões e reflexões sobre o espaço da literatura infantil em sala de aula. Para tanto, buscamos um suporte teórico através das leituras de Zilberman (1987); Camargo (1995); Faria (2004) e Ramos (2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ILUSTRAÇÕES, ESTRATÉGIAS DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID852_21072016090438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL MARINHO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ISABEL MARINHO" "autor_email" => "isabel.marinho@ymail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26022 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 852 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E ILUSTRAÇÃO: A MULTIPLICIDADE DE LEITURAS ATRAVÉS DOS LIVROS DE IMAGENS" "resumo" => "Durante um longo período da história da literatura infantil, as ilustrações foram tratadas pelos professores como um adereço de exemplificação do texto escrito. Nos últimos anos, um novo olhar passou a voltar-se para o texto literário ilustrado, passando a ser entendido como importante elemento para o processo de aprendizagem dos pequenos leitores, inclusive, apresentando aos professores inúmeras possibilidades de ensino através de (re)leituras que não se limitam ao processo de decodificação do texto. Dessa forma, reconhecemos a importância da presença do texto visual em sala de aula, mas entendemos que para que essa literatura se consolide entre os anos iniciais, do ensino fundamental, é imprescindível que os professores, mediadores da leitura, compreendam a função dessa literatura, bem como suas contribuições para o processo de formação leitora de seus alunos. É sob essa perspectiva que o trabalho objetiva apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida pelo Prolicen intitulado “Universidade e Escola: Literatura nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental?”, o qual através da realização de oficinas com os professores da escola Dr. José Maria no município de Pilar/PB, buscou apresentar sugestões de práticas metodológicas que visaram contribuir para a propagação da leitura do texto visual em sala de aula, particularmente das obras literária de Eva Furnari. É sob esse olhar, que propomos realizar discussões e reflexões sobre o espaço da literatura infantil em sala de aula. Para tanto, buscamos um suporte teórico através das leituras de Zilberman (1987); Camargo (1995); Faria (2004) e Ramos (2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ILUSTRAÇÕES, ESTRATÉGIAS DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID852_21072016090438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL MARINHO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ISABEL MARINHO" "autor_email" => "isabel.marinho@ymail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }