O ensino de literatura nas escolas é abordado como um meio de incentivo para promover a comunicação entre os alunos, e no ensino de língua estrangeira não é diferente. Este artigo tem como finalidade abordar como o gênero crônica é trabalhado na metodologia de ensino na coleção dos livros didáticos de ELE “Síntesis- Língua Estrangeira Moderna –Ensino Médio”. De início mostraremos a fundamentação histórica e teórica do gênero em questão, desde seu início como crônica jornalística e, como elas passaram a ser usadas nos livros didáticos, tornando-se, crônicas literárias. Proporcionando que os alunos tenham um contato real com a sociedade que os rodeiam e enfatizando suas opiniões. Diante disso, temos como objetivo fazer com que os professores de língua espanhola expandam suas metodologias de ensino ao trabalhar com o gênero crônica inseridos nos livros didáticos, não apenas dando ênfase à gramática e a sua estrutura, mas também mostrando a importância deste gênero, como ele está presente no cotidiano dos alunos, proporcionando, assim, que eles sejam cidadãos críticos.