A literatura francófona tem grande destaque no conjunto da produção literária de língua francesa em todos os continentes. Assim, este trabalho tem o intuito de apresentar reflexões sobre a importância de se trabalhar a poesia francófona em aula de língua francesa de duas poetisas francófonas. Tal pesquisa pauta-se na importância de se estudar a literatura feminina do mundo francófono no âmbito do ensino do francês, como um caminho para levar o aprendiz da língua a conhecer a pluralidade da língua-alvo. Para esse fim, apresentamos ponderações sobre as temáticas mais apreciadas na lírica dessas poetisas, a partir da leitura de alguns poemas selecionados: "De cet amour ardent je reste émerveillée", de Andrée Chedid (1920) e "Pour quelle vérité" de Assia Djebar (2006). Para tanto, nos basearemos nos estudos de Cazenave (1996), Brahimi (2001) e Combe (2010), com o objetivo do trabalho é dar “voz” a essas poetisas, de modo que possamos levar algum conhecimento de tais obras para um espaço ainda marcado pelo emudecimento. Os resultados iniciais apontam uma produção rica e influente na poesia produzida por mulheres do universo francófono. Com isso, acreditamos estar contribuindo para dar visibilidade às autoras estudadas, abrindo caminhos para novos estudos, uma vez que, estas poetisas, ainda permanecem submetidas a uma poética marcada pelo silenciamento.