Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM A LITERATURA DE CORDEL: DO CORREDOR DAS ARTES À PELEJA DA ESCRITA

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, CULTURA POPULAR, LITERATURA DE CORDEL, ESCRITA POÉTICA, ESCRITA POÉTICA Comunicação Oral (CO) GT-09: O LEITOR NAS ENCRUZILHADAS: O ERUDITO E O POPULAR NA LITERATURA BRASILEIRA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25975
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM A LITERATURA DE CORDEL: DO CORREDOR DAS ARTES À PELEJA DA ESCRITA"
    "resumo" => "Considerando o fato de que a escola, hoje, se apresenta como um espaço de discussão, de reconhecimento e de afirmação de identidade, sobretudo de identidade cultural, compreendemos a necessidade da realização de um trabalho com Língua Portuguesa que contemple não só os textos canônicos, escassamente presentes nos manuais didáticos, mas também os textos da Literatura Popular Nordestina. Esse tipo de literatura é, conforme Luyten (1983), independente e possui características próprias, apresentando-se como um ofício de vertentes e visões confluentes e contraditórias, com posições e propostas convergentes e conflitantes, o que possibilita levar para a sala de aula as mais diversas discussões temáticas. É sob esta ótica que a presente comunicação visa relatar a experiência didática vivenciada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Cônego Tôrres, escola de Tempo Integral, em Serra Talhada, Pernambuco, no período de março a maio de 2015. Nessa perspectiva, buscamos também discutir a relevância de se trabalhar com a Literatura de Cordel na Educação Básica por meio de práticas de letramento literário entre os aprendizes, visto que ao inserir a poesia popular nas práticas didáticas colocamos o aluno em contato com textos cuja diversidade temática possibilitou a realização de debates e reflexões acerca da realidade social, política, econômica e das diferentes formas de expressões do povo sertanejo, além da aproximação dos alunos às manifestações culturais da região e o resgate da memória popular. Contamos, neste trabalho, com apontamentos do PC-PE (2012), de Pinheiro (2012), de Amorim (2013), de Cosson (2014) e na intenção pedagógica do projeto “Corredor das artes”, do SESC/PE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: O LEITOR NAS ENCRUZILHADAS: O ERUDITO E O POPULAR NA LITERATURA BRASILEIRA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, CULTURA POPULAR, LITERATURA DE CORDEL, ESCRITA POÉTICA, ESCRITA POÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA9_ID172_28052016202353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA MALTA"
    "autor_email" => "malta_daniela@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "COLÉGIO MUL. CÔNEGO TORRES - SEST/AESET-FAFOPST"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25975
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM A LITERATURA DE CORDEL: DO CORREDOR DAS ARTES À PELEJA DA ESCRITA"
    "resumo" => "Considerando o fato de que a escola, hoje, se apresenta como um espaço de discussão, de reconhecimento e de afirmação de identidade, sobretudo de identidade cultural, compreendemos a necessidade da realização de um trabalho com Língua Portuguesa que contemple não só os textos canônicos, escassamente presentes nos manuais didáticos, mas também os textos da Literatura Popular Nordestina. Esse tipo de literatura é, conforme Luyten (1983), independente e possui características próprias, apresentando-se como um ofício de vertentes e visões confluentes e contraditórias, com posições e propostas convergentes e conflitantes, o que possibilita levar para a sala de aula as mais diversas discussões temáticas. É sob esta ótica que a presente comunicação visa relatar a experiência didática vivenciada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Cônego Tôrres, escola de Tempo Integral, em Serra Talhada, Pernambuco, no período de março a maio de 2015. Nessa perspectiva, buscamos também discutir a relevância de se trabalhar com a Literatura de Cordel na Educação Básica por meio de práticas de letramento literário entre os aprendizes, visto que ao inserir a poesia popular nas práticas didáticas colocamos o aluno em contato com textos cuja diversidade temática possibilitou a realização de debates e reflexões acerca da realidade social, política, econômica e das diferentes formas de expressões do povo sertanejo, além da aproximação dos alunos às manifestações culturais da região e o resgate da memória popular. Contamos, neste trabalho, com apontamentos do PC-PE (2012), de Pinheiro (2012), de Amorim (2013), de Cosson (2014) e na intenção pedagógica do projeto “Corredor das artes”, do SESC/PE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: O LEITOR NAS ENCRUZILHADAS: O ERUDITO E O POPULAR NA LITERATURA BRASILEIRA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, CULTURA POPULAR, LITERATURA DE CORDEL, ESCRITA POÉTICA, ESCRITA POÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA9_ID172_28052016202353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA MALTA"
    "autor_email" => "malta_daniela@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "COLÉGIO MUL. CÔNEGO TORRES - SEST/AESET-FAFOPST"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Considerando o fato de que a escola, hoje, se apresenta como um espaço de discussão, de reconhecimento e de afirmação de identidade, sobretudo de identidade cultural, compreendemos a necessidade da realização de um trabalho com Língua Portuguesa que contemple não só os textos canônicos, escassamente presentes nos manuais didáticos, mas também os textos da Literatura Popular Nordestina. Esse tipo de literatura é, conforme Luyten (1983), independente e possui características próprias, apresentando-se como um ofício de vertentes e visões confluentes e contraditórias, com posições e propostas convergentes e conflitantes, o que possibilita levar para a sala de aula as mais diversas discussões temáticas. É sob esta ótica que a presente comunicação visa relatar a experiência didática vivenciada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Cônego Tôrres, escola de Tempo Integral, em Serra Talhada, Pernambuco, no período de março a maio de 2015. Nessa perspectiva, buscamos também discutir a relevância de se trabalhar com a Literatura de Cordel na Educação Básica por meio de práticas de letramento literário entre os aprendizes, visto que ao inserir a poesia popular nas práticas didáticas colocamos o aluno em contato com textos cuja diversidade temática possibilitou a realização de debates e reflexões acerca da realidade social, política, econômica e das diferentes formas de expressões do povo sertanejo, além da aproximação dos alunos às manifestações culturais da região e o resgate da memória popular. Contamos, neste trabalho, com apontamentos do PC-PE (2012), de Pinheiro (2012), de Amorim (2013), de Cosson (2014) e na intenção pedagógica do projeto “Corredor das artes”, do SESC/PE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.