DA AUSÊNCIA E PRESENÇA DA LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA: A LEI E A REALIDADE ESCOLAR
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25939 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "DA AUSÊNCIA E PRESENÇA DA LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA: A LEI E A REALIDADE ESCOLAR" "resumo" => "Na última década, o Governo Federal, por meio das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, realinhou a educação brasileira, incluindo a disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Porém, a mesma lei que regulamenta o componente curricular não estabeleceu diretrizes para a sua eficácia. Ou seja, o Ministério da Educação – MEC, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECADI não atentaram para a formação docente no que compete ao trabalho com as temáticas de matriz africana consideradas na lei. Este trabalho pretende refletir sobre a presença ou ausência da Literatura Africana de Língua Portuguesa na sala de aula, para tanto analisa os planos de ações e metas elaborados por 2 escolas da Educação Básica de São Luís (MA), identificadas como Escola (A) da rede privada e Escola (B) da rede pública. Objetivamente investigamos, no âmbito da interculturalidade, a leitura de contos africanos de Angola e Moçambique em Língua Portuguesa para a promoção do ensino de base intercultural previsto na lei analisando as principais variáveis socioeconômicas dos sujeitos envolvidos na pesquisa, para isso utilizamos os aportes teóricos de MUNANGA (2010), CANDAU (2003) e BOURDIEU (2010). Nessa perspectiva, refletimos por meio de dados obtidos em pesquisa de campo, que a inserção da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira, embora esteja contida no plano de ações e metas das escolas permanece ausente na sala de aula, quadro muito comum no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRICANA, EDUCAÇÃO BÁSICA, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID447_29062016125449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA PINHEIRO MENEGON" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA MNEGON" "autor_email" => "patriciamenegon21@hotmail" "autor_ies" => "COLÉGIO LITERATO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25939 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 447 "titulo" => "DA AUSÊNCIA E PRESENÇA DA LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA: A LEI E A REALIDADE ESCOLAR" "resumo" => "Na última década, o Governo Federal, por meio das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, realinhou a educação brasileira, incluindo a disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Porém, a mesma lei que regulamenta o componente curricular não estabeleceu diretrizes para a sua eficácia. Ou seja, o Ministério da Educação – MEC, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECADI não atentaram para a formação docente no que compete ao trabalho com as temáticas de matriz africana consideradas na lei. Este trabalho pretende refletir sobre a presença ou ausência da Literatura Africana de Língua Portuguesa na sala de aula, para tanto analisa os planos de ações e metas elaborados por 2 escolas da Educação Básica de São Luís (MA), identificadas como Escola (A) da rede privada e Escola (B) da rede pública. Objetivamente investigamos, no âmbito da interculturalidade, a leitura de contos africanos de Angola e Moçambique em Língua Portuguesa para a promoção do ensino de base intercultural previsto na lei analisando as principais variáveis socioeconômicas dos sujeitos envolvidos na pesquisa, para isso utilizamos os aportes teóricos de MUNANGA (2010), CANDAU (2003) e BOURDIEU (2010). Nessa perspectiva, refletimos por meio de dados obtidos em pesquisa de campo, que a inserção da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira, embora esteja contida no plano de ações e metas das escolas permanece ausente na sala de aula, quadro muito comum no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRICANA, EDUCAÇÃO BÁSICA, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID447_29062016125449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA PINHEIRO MENEGON" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA MNEGON" "autor_email" => "patriciamenegon21@hotmail" "autor_ies" => "COLÉGIO LITERATO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }