Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

PONDERAÇÕES SOBRE POESIA E CANÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA PARA CRIANÇAS

Palavra-chaves: POESIA, CANÇÃO, LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE FLE Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26099
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 684
    "titulo" => "PONDERAÇÕES SOBRE POESIA E CANÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "Partindo-se da necessidade de se formar leitores literários desde a mais tenra idade, o presente trabalho traz uma reflexão acerca das estratégias de ensino de poesia para crianças em aula de língua estrangeira, particularmente, do francês. Com esse objetivo, abordaremos um dos temas mais caros tanto na poesia, quanto na infância: os animais, uma vez que o bestiário está frequentemente presente em obras literárias direcionadas às crianças. Isso pode ser verificado tanto na literatura francesa, quanto brasileira e também em outros espaços, como na literatura francófona. Portanto, para as nossas ponderações, adotaremos a nossa análise do texto “Le Chat”, da escritora marfinense Tanella Boni e dois textos da literatura brasileira: “A Foca”, de Vinicius de Moraes e Toquinho e “O Pato”, de Vinicius de Moraes, Toquinho e Paulo Soledade, sendo estes também cantados. A nossa perspectiva discute questões ligadas à preservação ambiental e ao respeito aos animais. No entanto, não deixaremos que destacar elementos próprios da poética, como a métrica e as funções da poesias com base em Vaillant (2011). Ainda buscamos em Pinheiro (2015) e Pinheiro-Mariz (2015) as reflexões para se ensinar a poesia e refletir sobre o ensino da literatura em língua estrangeira. Nosso percurso metodológico é ancorado também em Naturel (1995), na busca por estabelecer um diálogo entre a poesia e a canção, enfocando-se a temática em foco enquanto um dos temas mais frutuosos para o imaginário infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "POESIA, CANÇÃO, LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE FLE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID684_29072016152330.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATIELLY ROSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATIELLY"
    "autor_email" => "natigoncalvesrosa@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26099
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 684
    "titulo" => "PONDERAÇÕES SOBRE POESIA E CANÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA PARA CRIANÇAS"
    "resumo" => "Partindo-se da necessidade de se formar leitores literários desde a mais tenra idade, o presente trabalho traz uma reflexão acerca das estratégias de ensino de poesia para crianças em aula de língua estrangeira, particularmente, do francês. Com esse objetivo, abordaremos um dos temas mais caros tanto na poesia, quanto na infância: os animais, uma vez que o bestiário está frequentemente presente em obras literárias direcionadas às crianças. Isso pode ser verificado tanto na literatura francesa, quanto brasileira e também em outros espaços, como na literatura francófona. Portanto, para as nossas ponderações, adotaremos a nossa análise do texto “Le Chat”, da escritora marfinense Tanella Boni e dois textos da literatura brasileira: “A Foca”, de Vinicius de Moraes e Toquinho e “O Pato”, de Vinicius de Moraes, Toquinho e Paulo Soledade, sendo estes também cantados. A nossa perspectiva discute questões ligadas à preservação ambiental e ao respeito aos animais. No entanto, não deixaremos que destacar elementos próprios da poética, como a métrica e as funções da poesias com base em Vaillant (2011). Ainda buscamos em Pinheiro (2015) e Pinheiro-Mariz (2015) as reflexões para se ensinar a poesia e refletir sobre o ensino da literatura em língua estrangeira. Nosso percurso metodológico é ancorado também em Naturel (1995), na busca por estabelecer um diálogo entre a poesia e a canção, enfocando-se a temática em foco enquanto um dos temas mais frutuosos para o imaginário infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "POESIA, CANÇÃO, LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE FLE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID684_29072016152330.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATIELLY ROSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATIELLY"
    "autor_email" => "natigoncalvesrosa@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Partindo-se da necessidade de se formar leitores literários desde a mais tenra idade, o presente trabalho traz uma reflexão acerca das estratégias de ensino de poesia para crianças em aula de língua estrangeira, particularmente, do francês. Com esse objetivo, abordaremos um dos temas mais caros tanto na poesia, quanto na infância: os animais, uma vez que o bestiário está frequentemente presente em obras literárias direcionadas às crianças. Isso pode ser verificado tanto na literatura francesa, quanto brasileira e também em outros espaços, como na literatura francófona. Portanto, para as nossas ponderações, adotaremos a nossa análise do texto “Le Chat”, da escritora marfinense Tanella Boni e dois textos da literatura brasileira: “A Foca”, de Vinicius de Moraes e Toquinho e “O Pato”, de Vinicius de Moraes, Toquinho e Paulo Soledade, sendo estes também cantados. A nossa perspectiva discute questões ligadas à preservação ambiental e ao respeito aos animais. No entanto, não deixaremos que destacar elementos próprios da poética, como a métrica e as funções da poesias com base em Vaillant (2011). Ainda buscamos em Pinheiro (2015) e Pinheiro-Mariz (2015) as reflexões para se ensinar a poesia e refletir sobre o ensino da literatura em língua estrangeira. Nosso percurso metodológico é ancorado também em Naturel (1995), na busca por estabelecer um diálogo entre a poesia e a canção, enfocando-se a temática em foco enquanto um dos temas mais frutuosos para o imaginário infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.