Partindo-se da necessidade de se formar leitores literários desde a mais tenra idade, o presente trabalho traz uma reflexão acerca das estratégias de ensino de poesia para crianças em aula de língua estrangeira, particularmente, do francês. Com esse objetivo, abordaremos um dos temas mais caros tanto na poesia, quanto na infância: os animais, uma vez que o bestiário está frequentemente presente em obras literárias direcionadas às crianças. Isso pode ser verificado tanto na literatura francesa, quanto brasileira e também em outros espaços, como na literatura francófona. Portanto, para as nossas ponderações, adotaremos a nossa análise do texto “Le Chat”, da escritora marfinense Tanella Boni e dois textos da literatura brasileira: “A Foca”, de Vinicius de Moraes e Toquinho e “O Pato”, de Vinicius de Moraes, Toquinho e Paulo Soledade, sendo estes também cantados. A nossa perspectiva discute questões ligadas à preservação ambiental e ao respeito aos animais. No entanto, não deixaremos que destacar elementos próprios da poética, como a métrica e as funções da poesias com base em Vaillant (2011). Ainda buscamos em Pinheiro (2015) e Pinheiro-Mariz (2015) as reflexões para se ensinar a poesia e refletir sobre o ensino da literatura em língua estrangeira. Nosso percurso metodológico é ancorado também em Naturel (1995), na busca por estabelecer um diálogo entre a poesia e a canção, enfocando-se a temática em foco enquanto um dos temas mais frutuosos para o imaginário infantil.