Esta comunicação tem como objetivo apresentar o resultado de uma experiência com uma obra da literatura infanto-juvenil brasileira na perspectiva da interação. A pesquisa que deu suporte a este trabalho realizou-se a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para a leitura da obra Sapato de Salto(2010), de Lygia Bojunga Nunes, com uma turma de 9º ano da Escola Imaculada Conceição de Queimadas-PB. A partir da aplicação da sequência, verificou-se uma recepção calorosa por partes dos alunos, que interagiram na discussão de temas presentes no livro, tais como: trabalho infantil, família, abuso sexual, entre outros. A proposta seguiu as orientações dos PCN, bem como as sugestões de Cosson (2006) para as diferentes fases de elaboração e aplicação da sequência didática. Destaque-se o papel assumido pelo professor, que foi o de mediador (PETIT, 2010), estimulando o diálogo texto versus leitor, a reflexão sobre a realidade e a concepção de que o aluno é sujeito de sua leitura (ROUXEL, 2012). Os resultados revelam que, a depender dos temas das obras literárias indicadas e da metodologia adotada pelo professor, os alunos interagem de modo surpreendente, pondo sob suspeita a constante afirmação de que os jovens não gostam de ler.