O presente artigo tem como objetivo abordar uma análise comparativa entre o conto infantil Den lille Havfrue/A sereiazinha (1837), de Hans Christian Andersen, e a película cinematográfica franco-germânica, Wings of Desire/ Asas do desejo (1987), dirigido por Wim Wenders e Peter Handke, no intuito de concatenar essas ramificações. O respaldo teórico deste trabalho utilizará metodicamente as nuances da Semiótica de Greimas (1980), através dos estudos de Jaques Fontanille (2015), mapeando o esqueleto da nossa apreciação crítica com elementos que abarcam o sensível e o inteligível em seus quatro níveis de articulação. Há de se perfilhar, também, o elemento fenomenológico que representa a secundidade na lógica da Semiótica de Charles S. Peirce (1914), a título de exemplificação, nas ações dos personagens centrais, servindo de base complementar, provendo uma ressonância intimista nos constantes monólogos interiores presentes nas obras analisadas. Apresentar-se-ão, também, os significados relevantes quanto à ilação desses seres fantásticos para a construção das obras. Em síntese, as noções do fantástico e do lúdico ampararão o entendimento do cenário lúgubre e das ações, ainda que em ambientes totalmente divergentes, traçando pontos igualmente relevantes.