Apresenta resultados de pesquisa que objetivou a importância de textos poéticos para o ensino de leitura e literatura na escola. Para tanto, estabelece um perfil sobre Augusto dos Anjos e breve delineamento de sua obra, inserindo-a no contexto da sala de aula. Partimos do pressuposto de que a poesia de Augusto, aliadas a um aparato teórico, intervém no processo de compreensão do texto poético. A partir da caracterização do autor como um analista social e dos aspectos analisados que definem suas obras, subsidiados por estratégias de ensino, é que é possível reconhecer a importância destes textos poéticos e como são aplicáveis ao ensino fundamental e médio. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e de campo. Os dados são oriundos da base bibliográfica e da fase de intervenção estruturada em sequências didáticas e fundamentadas pelos círculos de leitura literária estruturados. Fundamenta-se, teoricamente, em contribuições de Alves (1996), Bosi (2012), Candido (1970; 2011), Cosson (2006; 2014), Gullar (1978), Helena (1977), Oliveira (2008), Rosenfeld (1976), Teixeira (1998), Torres (1993), entre outros. Os resultados deste estudo estão dispostos de forma descritivo-analítica a partir dos registros de um questionário, sendo este o zênite da sequência didática aplicada com 21 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola na cidade de Sousa – PB e a teoria pertinente. Os resultados apontam para a contribuição significativa de estratégias de ensino de leitura fundamentadas nos métodos do círculo de leitura e nas sequências didáticas cujos gêneros direcionadores sejam constituídos por textos literários.