Os esforços a fim de se entender como o processo de leitura se efetiva tem sido muitos e, por isso, muitos estudos e propostas sistematizados estruturam um verdadeiro arcabouço na tentativa de elucidar o tema. Porém, os índices de proficiência em leitura na educação básica sugerem uma conclusão: os resultados desses estudos, que culminam em propostas e métodos, ou não chegam ao conhecimento do professor ou, se chegam, eles não os utilizam. Destarte, um dos objetivos da escola, que é a formação de leitores autônomos e críticos, não tem sido atingido. Com base nesse fato a presente pesquisa intitulada como O método recepcional como uma proposta de trabalho com contos para últimas séries do Ensino Fundamental, visa apresentar para o trabalho com a leitura, nesse nível, o método recepcional proposto por Bordini & Aguia (1993), cuja base é a teoria da Estética da Recepção formulada por Jauss (1997), a partir de uma seleção de contos infantis e juvenis extraídos do repertório literário contemporâneo brasileiro. Entende-se que embora as diferenças individuais de aprendizagem sejam reais, proporcionar ao professor a possibilidade de coadjuvar vários métodos no trabalho pedagógico com a leitura pode culminar com o objetivo maior da aula de língua que é a formação de leitores. Para respaldar o estudo dialogaremos, além dos autores já mencionados, com Coelho (1987); Martins (2007); Assis(1994); Veríssimo(1999); dentre outros.