O cordel “O Romance do Pavão Misterioso”, baseado nos contos das Mil e uma noites, foi uma recriação feita a partir de contos populares, que possuem características típicas dos contos de fadas. Sendo assim, o objetivo geral do presente artigo é realizar um estudo acerca da literatura do cordel supra-aludido, de modo a expor as convergências existentes em relação aos contos de fadas. Por sua vez, os objetivos específicos consistem em traçar concepções gerais sobre o gênero literário cordel, tecer considerações no que se refere à tradição oral da literatura de cordel e apontar as principais convergências em relação aos contos, o que inclui a presença do herói romântico, típico dos contos de fadas, no cordel. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico, a fim de relativizar teorias existentes em torno da literatura de cordel. Para fundamentar nossas discussões, tomamos como aporte teórico as leituras de Abreu (1999), Resende (2011), Patrini (2005), Zumthor (1983), entre outros teóricos que abordam a temática em questão. Em epítome, através da análise de alguns elementos representativos do universo fantástico em “O Romance do Pavão Misterioso”, é perceptível a linha que o aproxima dos contos maravilhosos ou contos de fadas, visto que sua própria estrutura aponta para uma narrativa fantástica, em um universo com condes e condessas, e pavões de máquina que voam, assim como é o universo dos contos, em que a imaginação se sobrepõe à razão.