Resumo: Este artigo visa apresentar o resultado de trabalho desenvolvido com a poesia na sala de aula, proposto por subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do curso de Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Polo CG. As aulas foram ministradas pelos alunos bolsistas do Programa em uma turma de 9º ano de uma escola pública de Campina Grande – PB. O objetivo do trabalho foi ler textos de poetas contemporâneos, fazendo uso do Método Recepcional, por meio de práticas de leitura de textos poéticos. Foram desenvolvidas atividades lúdicas e interativas como apresentação de vídeo, leitura expressiva de poemas, leitura de imagens, oficinas de ilustração e sarau poético. As estratégias buscaram tornar a leitura do texto poético mais atraente, formando leitores amantes da poesia e professores comprometidos com a formação de leitores. Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na sala de aula para desenvolver habilidades de leitura do texto poético e formar leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos bolsistas do PIBID, favorecendo a inserção na prática da sala de aula.