Este trabalho teve como objetivo analisar uma coleção de livro didático de português voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a finalidade de observar se e como é feito o trabalho com o gênero textual literário Crônica, no Ensino Fundamental anos finais, visando à formação de sujeitos leitores e produtores de texto a partir do viés do Letramento Literário. Para tanto, usou-se como referencial teórico Cândido (1995), Cosson (2012), Soares (1999, 2005), Paulino (2004), dentre outros teóricos. A pesquisa se justifica dada a necessidade de trazer a leitura do texto literário para todas as esferas da educação e não apenas para a educação regular (Ensino Fundamental e Médio). Para a realização da pesquisa, foi analisada uma coleção de livro didático da EJA, EJA Moderna, da Editora Moderna. Observou-se que o trabalho com o gênero literário crônica acontece em um capítulo da coleção, localizado no livro referente ao sexto ano. Chegou-se à conclusão de que o trabalho com o gênero Crônica, na coleção supracitada, embora seja abordado apenas em um capítulo de toda a coleção, tem uma proposta adequada às características do gênero e contribui para a formação leitora, bem como para a produção textual dos estudantes.