Resumo: O trabalho tem como objetivo discutir as respostas das professoras em relação à recepção de textos literários pelas crianças dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado: Formação inicial docente, leitura de literatura e alfabetização: diálogos entrelaçados, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que tem como objeto de estudo a formação inicial do pedagogo e a leitura de literatura no ciclo da alfabetização. Ressaltamos a importância de ler literatura nesse período de escolarização, visto ser um tempo propício ao desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças, sendo a literatura desencadeadora do aprimoramento das capacidades humanas e intelectuais dos indivíduos. Como material de pesquisa, apresentamos as falas das professoras que foram gravadas em áudio, atendendo a metodologia da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 2013). Como aporte teórico, utilizamos para a formação inicial docente: Tardif (2005; 2006); Nóvoa (1999; 2008); leitura de literatura: Amarilha (1997; 2010); Yunes (2010); Coelho (2008); alfabetização: Ferreiro (2011; 2012); Smolka (2012); mediação pedagógica: Fontana (2005), dentre outros. Como resultados parciais, as falas das professoras apontam para a importância do trabalho com a leitura de literatura no que diz respeito ao desenvolvimento infantil, tecendo relações com os aspectos sociais, intelectuais e formativos das crianças. Os alfabetizandos apresentam uma boa receptividade ao texto literário, e este suscita nos aprendizes reflexões sobre suas experiências de vida, permitindo um avanço significativo na aprendizagem, mediante intervenção pedagógica.