Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado intitulada Literatura e Educação: formação docente e ensino de Literatura de horror nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo investiga a interface da literatura de horror com a educação. Sua relevância consiste em valorizar a presença do conto de horror na sala de aula, pois o medo, sentimentos mais antigo e mais forte da humanidade, experimentado por meio desse gênero é um modo de conhecer e fortalecer estruturas emocionais face aos horrores da vida. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Natal/RN, em uma turma de 5º ano do ensino fundamental com 17 sujeitos. Filia-se à pesquisa qualitativa com intervenção, usou como instrumentos de coleta de dados gravação em vídeo e entrevistas. A professora titular da turma recebeu formação para atuar como mediadora do processo. As sessões de leitura de literatura de horror foram apoiadas na metodologia de andaimagem (Scaffolding) descritos por Graves e Graves (1995). O corpus literário foi composto por todos os contos do livro “Sete ossos e uma maldição” de Rosa Amanda Strausz (2013). O aporte teórico fundamenta-se em estudos da literatura e infância: Amarilha (2009), Bettelheim (2015), Zilberman (2004); estética do medo: França (2008), King (2007), Lovecraft (2007). Resultados apontam necessidade de haver formação específica para o trabalho com esse gênero, que pode encontrar resistência por parte do mediador; os aprendizes se engajaram nas sessões de leitura, demonstraram apreciar o gênero e apresentaram criticidade aos temas abordados.