O DISCURSO GRÁFICO-VISUAL NO LIVRO PATINHO SURDO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26049 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 385 "inscrito_id" => 1276 "titulo" => "O DISCURSO GRÁFICO-VISUAL NO LIVRO PATINHO SURDO" "resumo" => """ O presente estudo surgiu como desdobramento das atividades realizadas na disciplina de Literatura Surda I, no semestre 2016.1, do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pretende analisar no livro Patinho surdo (KARNOPP e ROSA, 2005) como se dá a organização do discurso gráfico-visual, buscando entender de que forma as ilustrações do enredo contribuem para a produção do efeito estético na obra e para compreensão da narrativa pelo leitor surdo. O livro é resultado da adaptação do clássico da literatura universal infantil O patinho feio e, diferente da maioria dos livros publicados no contexto da literatura surda, não possui mídia com versão sinalizada. Quanto a sua construção linguística, a narrativa está escrita em língua portuguesa. No entanto, os sucessivos desenhos que representam situações comunicativas de uso dos sinais pelos personagens e o glossário de Libras anexado no final do livro sugerem um caráter bilíngue à obra. Partimos, desse modo, das reflexões de Candido sobre o conceito de Literatura e dos estudos de Mourão (2012) e Karnopp (2010) sobre o processo de criativo na Literatura Surda.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: Literatura surda infantil. Discurso gráfico-visual. Leitor surdo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16: LITERATURA SURDA" "palavra_chave" => "LITERATURA SURDA INFANTIL, DISCURSO GRÁFICO-VISUAL, LEITOR SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA16_ID1276_10082016112045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YRIAN LIANA BEZERRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "YRIAN OLIVEIRA" "autor_email" => "yrian_liana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26049 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 385 "inscrito_id" => 1276 "titulo" => "O DISCURSO GRÁFICO-VISUAL NO LIVRO PATINHO SURDO" "resumo" => """ O presente estudo surgiu como desdobramento das atividades realizadas na disciplina de Literatura Surda I, no semestre 2016.1, do curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pretende analisar no livro Patinho surdo (KARNOPP e ROSA, 2005) como se dá a organização do discurso gráfico-visual, buscando entender de que forma as ilustrações do enredo contribuem para a produção do efeito estético na obra e para compreensão da narrativa pelo leitor surdo. O livro é resultado da adaptação do clássico da literatura universal infantil O patinho feio e, diferente da maioria dos livros publicados no contexto da literatura surda, não possui mídia com versão sinalizada. Quanto a sua construção linguística, a narrativa está escrita em língua portuguesa. No entanto, os sucessivos desenhos que representam situações comunicativas de uso dos sinais pelos personagens e o glossário de Libras anexado no final do livro sugerem um caráter bilíngue à obra. Partimos, desse modo, das reflexões de Candido sobre o conceito de Literatura e dos estudos de Mourão (2012) e Karnopp (2010) sobre o processo de criativo na Literatura Surda.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: Literatura surda infantil. Discurso gráfico-visual. Leitor surdo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16: LITERATURA SURDA" "palavra_chave" => "LITERATURA SURDA INFANTIL, DISCURSO GRÁFICO-VISUAL, LEITOR SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA16_ID1276_10082016112045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YRIAN LIANA BEZERRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "YRIAN OLIVEIRA" "autor_email" => "yrian_liana@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }