Os componentes de Língua Portuguesa e Matemática são vistos tradicionalmente como duas áreas oponentes. As práticas de sala de aula têm reforçado essa premissa, os educadores e/ou os planejamentos pedagógicos escolares, dificilmente, oportunizam uma aproximação entre os referidos campos do saber de maneira intencional. Para desmistificar essa concepção errônea que o presente trabalho objetiva aliar à interdisciplinaridade a leitura literária, tendo como fio condutor à matemática, motivando o (a) educando (a) a desenvolver o raciocínio lógico e apreensão da linguagem matemática a partir da leitura de obras literárias, em especial o gênero romance. Como aporte teórico, citamos os estudos de Pinheiro (2007), Colomer (2007) e Pètit (2008), Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (2006). Ao conceber a Literatura e a Matemática como duas áreas fundamentais para a formação humana, social e intelectual o trabalho ora proposto sugere atividades lúdicas em sala de aula do ensino básico, amparada pela possibilidade de exploração de narrativas que estabelecem conexões lógico-simbólicas entre ambos os componentes. Para tanto, apresentamos uma proposta de leitura com os romances Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato e O homem que calculava, de Maba Tahan, pautada numa metodologia mais dialógica, que possibilite várias experiências de leitura literária e, sobretudo, que evidencie a importância do ato da leitura na construção de uma aprendizagem significativa, tendo as narrativas que apresentam um enfoque matemático como fator motivacional para Educação Matemática e Literária.