Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA ENSINO NA DISCIPLINA DE LIBRAS NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO

Palavra-chaves: MULTILETRAMENTO, LIBRAS, WHATSAPP Comunicação Oral (CO) GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25816
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 866
    "inscrito_id" => 4640
    "titulo" => "WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA ENSINO NA DISCIPLINA DE LIBRAS NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO"
    "resumo" => "As novas tecnologias estão, cada vez mais presentes nas interações dos alunos na atualidade, por esta razão, devem ser inseridos como recursos para favorecer a comunicação e o ensino de diferentes conteúdos escolares. Neste trabalho, apresentaremos uma discussão sobre o uso do aplicativo WhatsApp como recurso de interação entre os surdos e como pressuposto para a compreensão da ressignificação do uso deste recurso e da construção de texto em Língua de Sinais. Para isso, nos baseamos nos dispositivos legais que tratam da educação de surdos, na compreensão de gênero textual apresentada por Marcuschi, Leite e Silva e no conceito de multiletramento apresentado por Rojo. Como principais resultados identificamos que o uso do  WhatsApp em classes com surdos pode tanto favorecer a interação destes alunos com os ouvintes, como auxiliar o aluno na compreensão de conceitos abordados em classe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS"
    "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, LIBRAS, WHATSAPP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA33_ID4640_29092016124029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MOREIRA DE SOUZA CORRÊA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA CORRÊA "
    "autor_email" => "adriana.korrea@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25816
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 866
    "inscrito_id" => 4640
    "titulo" => "WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA ENSINO NA DISCIPLINA DE LIBRAS NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO"
    "resumo" => "As novas tecnologias estão, cada vez mais presentes nas interações dos alunos na atualidade, por esta razão, devem ser inseridos como recursos para favorecer a comunicação e o ensino de diferentes conteúdos escolares. Neste trabalho, apresentaremos uma discussão sobre o uso do aplicativo WhatsApp como recurso de interação entre os surdos e como pressuposto para a compreensão da ressignificação do uso deste recurso e da construção de texto em Língua de Sinais. Para isso, nos baseamos nos dispositivos legais que tratam da educação de surdos, na compreensão de gênero textual apresentada por Marcuschi, Leite e Silva e no conceito de multiletramento apresentado por Rojo. Como principais resultados identificamos que o uso do  WhatsApp em classes com surdos pode tanto favorecer a interação destes alunos com os ouvintes, como auxiliar o aluno na compreensão de conceitos abordados em classe."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS"
    "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, LIBRAS, WHATSAPP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA33_ID4640_29092016124029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MOREIRA DE SOUZA CORRÊA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA CORRÊA "
    "autor_email" => "adriana.korrea@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

As novas tecnologias estão, cada vez mais presentes nas interações dos alunos na atualidade, por esta razão, devem ser inseridos como recursos para favorecer a comunicação e o ensino de diferentes conteúdos escolares. Neste trabalho, apresentaremos uma discussão sobre o uso do aplicativo WhatsApp como recurso de interação entre os surdos e como pressuposto para a compreensão da ressignificação do uso deste recurso e da construção de texto em Língua de Sinais. Para isso, nos baseamos nos dispositivos legais que tratam da educação de surdos, na compreensão de gênero textual apresentada por Marcuschi, Leite e Silva e no conceito de multiletramento apresentado por Rojo. Como principais resultados identificamos que o uso do WhatsApp em classes com surdos pode tanto favorecer a interação destes alunos com os ouvintes, como auxiliar o aluno na compreensão de conceitos abordados em classe.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.